Sábado, Julho 27, 2024

UNITA com o foco nas primeiras eleições autárquicas

Date:

O secretário provincial em exercício da UNITA em Cabinda, João Manuel, informou, nesta cidade, que o partido está seriamente empenhado para as Autarquias Locais e as Eleições Gerais de 2027.

Ao discursar, domingo, na segunda reunião ordinária do Comité Provincial da UNITA, no Centro de Conferências de Simulambuco, para analisar e discutir aspectos ligados à vida interna do partido, João Manuel disse ter chegado “a hora de criar estratégias para as eleições de 2027 e as autárquicas que ainda não têm data definida”.

O também deputado da UNITA pelo círculo eleitoral da província de Cabinda reafirmou a contínua aposta do partido na juventude, salientando que continuará a prestar toda a atenção por ser uma franja “que depositou voto de confiança à UNITA nas eleições gerais de 24 de Agosto”.

Frisou que a juventude, por ser a alavanca da UNITA, deve ter sempre uma visão holística para o futuro: “Estaremos mais próximos do povo, de um modo geral, sobretudo, lá onde não conseguimos ganhar nas Eleições Gerais de 24 de Agosto”, disse o secretário provincial em exercício do “galo negro”, para quem a estratégia de proximidade ao eleitor é da direcção central do partido.

Às senhoras da Liga da Mulher Angolana (LIMA), o político pediu para que continuem a desempenhar o seu papel na sociedade, lutando pela emancipação, o que irá permitir com que possam ocupar lugares de destaque no partido e noutras esferas da sociedade. Para a concretização deste objectivo, o responsável da UNITA em Cabinda considerou “fundamental que as mulheres apostem seriamente na carreira política, administração e formação académica”.

Preços dos fertilizantes

A secretária provincial da UNITA no Huambo destacou, nesta cidade, que a redução dos preços dos fertilizantes e distribuição massiva, pelas instituições governamentais, é a opção certa para que os camponeses desenvolvam a sua actividade de maneira tranquila e eficiente.

Albertina Navita Ngolo, que falava no final da 2ª Reunião Ordinária do Comité Provincial do partido realizada sábado, sob o lema “UNITA – avaliar, perseverar e crescer para vencer”, referiu que o povo do Huambo sobrevive, maioritariamente, da agricultura. Frisou que é importante que sejam revistos os preços, não apenas dos adubos, como também de outros inputs agrícolas para o aumento da produção e da produtividade, facilitando a diversificação da economia.

No mesmo âmbito, destacou a necessidade da reabilitação das estradas secundárias e terciárias em todos os municípios da província do Huambo para permitir a mobilidade dos cidadãos, bens e serviços e, por meio desta, propiciar o desenvolvimento das comunidades rurais.

A dirigente do “galo negro” frisou que, dado o índice de alunos fora do sistema normal de educação, é necessário que o Governo da Província amplie a rede de infra-estruturas escolares, nas áreas recônditas, assim como reforce a merenda escolar para melhor aproveitamento académico das crianças.

Recomendou aos órgãos de direito a desencorajar os actos de intolerância política que prevalece na província do Huambo, sobretudo, em alguns municípios, bem como exortou a reconciliação nacional e despartidarização das instituições do Estado por ser uma necessidade imperiosa nacional e aprofundamento do Estado Democrático e de Direito.

Durante o encontro, os membros do Comité Provincial da UNITA aprovaram, entre vários documentos, o relatório político-administrativo de Janeiro a Setembro do ano em curso, tendo reiterado o compromisso com a paz e a consolidação da democracia, para o bem-estar das famílias, assim como reconheceu o desempenho e o crescimento da sua organização política no Huambo. Saudou, no final, todas as mulheres em alusão ao Outubro Rosa, dedicado à luta contra o cancro da mama.

Coesão para o progresso

O secretário provincial da UNITA no Uíge, Félix Simão Lucas, exortou, nesta cidade, os militantes e simpatizantes do partido para serem fortes na unidade, coesão, disciplina, respeito às diferenças e opiniões, reforçando a base social do “galo negro” para o alcance dos objectivos nos próximos desafios eleitorais, sobretudo, as Autarquias Locais.

Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/unita-com-o-foco-nas-primeiras-eleicoes-autarquicas/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).