sábado, dezembro 3, 2022

Carolina Cerqueira destaca papel dos parlamentos na democracia

Date:

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, segunda-feira (24), o papel dos parlamentos no fortalecimento da democracia e do Estado Democrático e de Direito, durante a sessão de abertura da XI Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre até hoje, em Lisboa, sob o lema “livre circulação de bens e serviços”.

Em breves declarações à imprensa, Carolina Cerqueira sublinhou a importância do evento nos diversos domínios, e realçou o engajamento dos países-membros da organização em reforçarem os laços de cooperação para o desenvolvimento das nações.

No primeiro dia de trabalhos, realizaram-se reuniões separadas de diferentes comissões, tendo sido tratados temas como a Política, Legislação, Cidadania, Circulação, Economia, Ambiente, Cooperação, Educação, Ciência e Cultura. Decorreram, igualmente, reuniões da Rede de Mulheres Parlamentares e de Jovens Parlamentares.

Para hoje, no período da manhã, está prevista a realização de uma sessão plenária na qual intervirão os presidentes dos parlamentos dos países da organização, altura em que Carolina Cerqueira deverá falar sobre a livre circulação de bens e serviços no espaço da CPLP, tema proposto para este encontro.

No período da tarde, está previsto um debate sobre os processos eleitorais nos Estados-membros da CPLP, após o qual será aprovado o documento final e realizada a sessão de encerramento da XI Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Marcada pelo discurso do presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, a sessão de abertura contou com a presença dos líderes dos parlamentos das nações da CPLP, chefes de delegação e embaixadores dos países da organização acreditados em Portugal. Ao fim da manhã, Carolina Cerqueira manteve um encontro de cerca de 20 minutos com o seu homólogo português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Angola Lança Relatório Especial do Sector Petrolífero na Angola Oil and Gas (AOG) 2022

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola (MIREMPET) lançou o seu Relatório Especial sobre o Sector Petrolífero durante a cerimónia de abertura da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas (AOG) 2022 (http://bit.ly/3UyBCpP) na terça-feira.

Isabel dos Santos vai concorrer à Presidência de Angola se a oportunidade surgir – “Procuraram manchar a minha reputação para venderem a UNITEL aos...

A empresária Isabel dos Santos disse que quer ser candidata à Presidência da República, "se a oportunidade surgir", porque Angola "precisa de um novo futuro político" e diz acreditar que "há muitas pessoas" que vão estar com ela nessa batalha.

Economia timorense está lentamente a recuperar

A economia de Timor-Leste está lentamente a recuperar, depois de uma recuperação de 2,9% em 2021, a economia está no caminho certo para crescer ainda mais 3,0% em 2022", refere o relatório, com o tema "Honrar o passado, garantir o futuro".

Sonangol dá início a construção do segundo Navio petroleiro

O arranque da construção do segundo navio foi formalizado no dia 28 deste mês, na cidade de Mokpo, Coreia do Sul, com a tradicional cerimónia de corte de aço referente ao casco 8021, segundo navio do projecto da tipologia Suezmax.