Segunda-feira, Fevereiro 19, 2024

Carolina Cerqueira destaca papel dos parlamentos na democracia

Date:

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, segunda-feira (24), o papel dos parlamentos no fortalecimento da democracia e do Estado Democrático e de Direito, durante a sessão de abertura da XI Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre até hoje, em Lisboa, sob o lema “livre circulação de bens e serviços”.

Em breves declarações à imprensa, Carolina Cerqueira sublinhou a importância do evento nos diversos domínios, e realçou o engajamento dos países-membros da organização em reforçarem os laços de cooperação para o desenvolvimento das nações.

No primeiro dia de trabalhos, realizaram-se reuniões separadas de diferentes comissões, tendo sido tratados temas como a Política, Legislação, Cidadania, Circulação, Economia, Ambiente, Cooperação, Educação, Ciência e Cultura. Decorreram, igualmente, reuniões da Rede de Mulheres Parlamentares e de Jovens Parlamentares.

Para hoje, no período da manhã, está prevista a realização de uma sessão plenária na qual intervirão os presidentes dos parlamentos dos países da organização, altura em que Carolina Cerqueira deverá falar sobre a livre circulação de bens e serviços no espaço da CPLP, tema proposto para este encontro.

No período da tarde, está previsto um debate sobre os processos eleitorais nos Estados-membros da CPLP, após o qual será aprovado o documento final e realizada a sessão de encerramento da XI Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Marcada pelo discurso do presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, a sessão de abertura contou com a presença dos líderes dos parlamentos das nações da CPLP, chefes de delegação e embaixadores dos países da organização acreditados em Portugal. Ao fim da manhã, Carolina Cerqueira manteve um encontro de cerca de 20 minutos com o seu homólogo português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.

PGR de Israel pede anulação de lei que impede exoneração de Netanyahu

Jerusalém - A Procuradora-Geral de Israel, Gali Baharav-Miara, defendeu perante o Supremo Tribunal a revogação da lei, aprovada pelo Parlamento em Março, que impede o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser declarado incapaz de exercer o cargo.