Terça-feira, Maio 21, 2024

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

Date:

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Em declarações à imprensa, o diplomata chinês disse que o encontro serviu para os dois países continuarem a fortalecer as trocas de alto nível entre as instituições, aumentar e reforçar a cooperação e intercâmbio entre comissões especializadas, bem como acordar em conjunto participações de diálogos em termos de questões regionais e internacionais.

Zhang Bin referiu, igualmente, que durante a reunião foram analisadas as relações e contributos entre os órgãos do Poder Legislativo, com vista aos esforços conjuntos na defesa da paz, segurança e a promoção do desenvolvimento regional.

“A audiência com a presidente da Assembleia Nacional de Angola não foi só um encontro, foi uma actividade para materializar os consensos alcançados durante a recente visita de Estado do Presidente João Gonçalves Lourenço à China”, destacou o embaixador Zhang Bin.

Missão diplomática em  Oslo

O embaixador da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, explicou que no encontro mantido com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, foram abordados assuntos relacionados com a cooperação bilateral.

O diplomata norueguês realçou que na reunião foi reafirmada a vontade de ver inaugurada uma Embaixada de Angola, tendo salientado “que esta foi uma promessa feita pelo Presidente João Lourenço, a Oslo, em Outubro de 2022, durante uma visita oficial ao meu país”.

Bjornar Dahl Hotvedt informou que a reunião esteve focada no estreitamento dos laços que se pretende entre o Parlamento da Noruega e a Assembleia Nacional de Angola.

“Durante o encontro, aproveitamos para felicitar a presidente da Assembleia Nacional pela realização da Assembleia Anual da União Parlamentar, realizada em Outubro do ano passado”, disse o embaixador da Noruega.

O diplomata informou ainda que foram discutidos os grupos de amizade com vista a criar uma ligação entre os dois parlamentos.

“Existe uma boa possibilidade de cooperar no contexto da União Interparlamentar, que é um órgão histórico que promove a cooperação entre parlamentos”, acrescentou.

A Noruega, explicou, pretende também cooperar em sectores fora do petróleo, apesar de existir, actualmente, em Angola, cerca de vinte empresas norueguesas que actuam nesta área.

Bjornar Dahl Hotvedt anunciou a inauguração, ainda este ano, de uma fábrica de tintas de verniz. “Temos boas esperanças que isso será possível”, disse.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.