Quinta-feira, Abril 18, 2024

Eni Inicia Produção de 2 Novos Campos de Gás na Argélia

Date:

A gigante italiana de petróleo e gás Eni iniciou a produção de dois campos de gás relacionados com o contrato Berkine Sud na Argélia, apenas 6 meses após a adjudicação do contrato através de um desenvolvimento acelerado (fast track). 

A produção do campo Berkine South, que é a primeira concessão a ser atribuída ao abrigo da nova lei argelina de hidrocarbonetos promulgada em 2019, é operada pela Eni e Sonatrach, e actualmente tem uma capacidade de produção de 1 Mm3/d de gás e aproximadamente 4 KBPD de condensados. De acordo com a Eni, esta capacidade deverá aumentar para cerca de 2 Mm3/d até ao final do ano, atingindo todo o potencial da estação de tratamento de gás MLE, equivalente a 11 Mm3/d de gás. Estima-se que os novos volumes, que se somam ao contrato Berkine North e outras actividades regionais operadas, ajudarão a atender a demanda do mercado europeu. 

A empresa assinou recentemente um novo PSC para os blocos 404 e 208 na bacia de Berkine com Sonatrach, Oxy e TotalEnergies. O contrato permitirá que os parceiros aumentem os investimentos, aumentando as reservas de hidrocarbonetos dos campos e estendendo a vida útil da produção por mais 25 anos. O plano de actividades acordado também incluirá novas tecnologias para melhorar o factor de recuperação de reservas e reduzir as emissões de CO2 por meio de projectos de eficiência energética e descarbonização, tanto que a Eni investirá $4 biliões num site localizado no perímetro de Berkine para produzir cerca de 1 bilião de barris equivalentes de petróleo. 

Além disso, o governo italiano também finalizou um grande acordo de energia com a Argélia para o fornecimento de 4 biliões de metros cúbicos adicionais de gás, tornando o país do norte da África no maior fornecedor de gás da Itália, uma posição anteriormente ocupada pela Rússia. Esta subida no ranking consolida a Argélia como o maior exportador de gás da África para a Europa. 

A supermajor italiana está presente na Argélia desde 1981. Com uma produção de aproximadamente 100 KBOPD, a Eni é a principal empresa internacional neste país africano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).