sábado, dezembro 3, 2022

Eni Inicia Produção de 2 Novos Campos de Gás na Argélia

Date:

A gigante italiana de petróleo e gás Eni iniciou a produção de dois campos de gás relacionados com o contrato Berkine Sud na Argélia, apenas 6 meses após a adjudicação do contrato através de um desenvolvimento acelerado (fast track). 

A produção do campo Berkine South, que é a primeira concessão a ser atribuída ao abrigo da nova lei argelina de hidrocarbonetos promulgada em 2019, é operada pela Eni e Sonatrach, e actualmente tem uma capacidade de produção de 1 Mm3/d de gás e aproximadamente 4 KBPD de condensados. De acordo com a Eni, esta capacidade deverá aumentar para cerca de 2 Mm3/d até ao final do ano, atingindo todo o potencial da estação de tratamento de gás MLE, equivalente a 11 Mm3/d de gás. Estima-se que os novos volumes, que se somam ao contrato Berkine North e outras actividades regionais operadas, ajudarão a atender a demanda do mercado europeu. 

A empresa assinou recentemente um novo PSC para os blocos 404 e 208 na bacia de Berkine com Sonatrach, Oxy e TotalEnergies. O contrato permitirá que os parceiros aumentem os investimentos, aumentando as reservas de hidrocarbonetos dos campos e estendendo a vida útil da produção por mais 25 anos. O plano de actividades acordado também incluirá novas tecnologias para melhorar o factor de recuperação de reservas e reduzir as emissões de CO2 por meio de projectos de eficiência energética e descarbonização, tanto que a Eni investirá $4 biliões num site localizado no perímetro de Berkine para produzir cerca de 1 bilião de barris equivalentes de petróleo. 

Além disso, o governo italiano também finalizou um grande acordo de energia com a Argélia para o fornecimento de 4 biliões de metros cúbicos adicionais de gás, tornando o país do norte da África no maior fornecedor de gás da Itália, uma posição anteriormente ocupada pela Rússia. Esta subida no ranking consolida a Argélia como o maior exportador de gás da África para a Europa. 

A supermajor italiana está presente na Argélia desde 1981. Com uma produção de aproximadamente 100 KBOPD, a Eni é a principal empresa internacional neste país africano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Angola Lança Relatório Especial do Sector Petrolífero na Angola Oil and Gas (AOG) 2022

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola (MIREMPET) lançou o seu Relatório Especial sobre o Sector Petrolífero durante a cerimónia de abertura da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas (AOG) 2022 (http://bit.ly/3UyBCpP) na terça-feira.

Isabel dos Santos vai concorrer à Presidência de Angola se a oportunidade surgir – “Procuraram manchar a minha reputação para venderem a UNITEL aos...

A empresária Isabel dos Santos disse que quer ser candidata à Presidência da República, "se a oportunidade surgir", porque Angola "precisa de um novo futuro político" e diz acreditar que "há muitas pessoas" que vão estar com ela nessa batalha.

Economia timorense está lentamente a recuperar

A economia de Timor-Leste está lentamente a recuperar, depois de uma recuperação de 2,9% em 2021, a economia está no caminho certo para crescer ainda mais 3,0% em 2022", refere o relatório, com o tema "Honrar o passado, garantir o futuro".

Sonangol dá início a construção do segundo Navio petroleiro

O arranque da construção do segundo navio foi formalizado no dia 28 deste mês, na cidade de Mokpo, Coreia do Sul, com a tradicional cerimónia de corte de aço referente ao casco 8021, segundo navio do projecto da tipologia Suezmax.