Quinta-feira, Março 30, 2023

Somoil exorta parceiros ao reforço da segurança

Date:

As empresas prestadoras de serviço ao sector petrolífero nacional foram exortadas a colocar em primeiro lugar a segurança e saúde do meio ambiente sob pena de verem os contratos cancelados ou negados.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração da Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), operadora do Bloco 2/05 e das Associações FS-FST, no Workshop sobre “Segurança com as Empreiteiras”.

Edson Santos disse que a sua empresa tem vindo, nos últimos tempos, a mostrar preocupação com a segurança no trabalho, pois sem a mesma, as entidades acarretariam enormes prejuízos ao se registarem determinados incidentes.

Segundo o responsável, os prejuízos que advêm de se negligenciar as regras de segurança, além os de fórum humano, que tem repercussões bastante adversas, devido à perda de um activo, existem ainda os de carácter económico-social e ambiental.

“A segurança no trabalho tem sido a nossa preocupação primária, pois 80 por cento das nossas operações são realizadas em locais onde existe população, sobretudo nas áreas de produção, daí a necessidade de se redobrar os níveis de protecção”, disse o gestor. Assegurou que a empresa tem trabalhado, nos últimos anos, na redução da emissão do carbono, nos incidentes com os incêndios e nas fugas de combustíveis nas suas operações, quer no offshore quer no onshore.

Edson Santos disse que no âmbito da transição energética, a empresa tem procurado ajustar-se às normais internacionais com a substituição dos equipamentos obsoletos para os mais modernos com vista a garantir o bem-estar físico dos colaboradores e ambiental do país.

“A nossa meta é reduzir a 20 por cento/ano os níveis de emissão dos gases na atmosfera” disse.

O gestor assegurou ao J A, que as empresas só vão conseguir financiamento se estiverem alinhadas com os padrões internacionais da transição energética. Lembrou que a Somoil está empenhada em operar de forma eficiente e promover a segurança, saúde e bem-estar como parte do seu esforço global para criar uma sociedade resiliente e sustentável.

Por seu turno, o director da Agencia Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Guilherme Ventura, disse que insegurança no sector petrolífero tem acarretado danos financeiros incalculáveis para as economias e as próprias empresas.

“Além da perda do activo, as empresas incorrem aos danos ambientais e sobretudo a perda de reputação, por isso, as operadoras devem procurar cultivar a cultura de segurança da saúde e do meio ambiente”, disse o responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.