Quarta-feira, Março 29, 2023

Comícios no âmbito das eleições presidenciais no Brasil terminam hoje

Date:

Hoje é o último dia que Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva têm para fazer comícios, no âmbito da campanha com vista à segunda volta das eleições presidenciais do próximo domingo, apurou o Jornal de Angola.

De acordo com o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27 de Outubro é o último dia para os candidatos realizarem propaganda política em reuniões públicas ou comícios.

Com esta directiva do TSE, depreende-se que os candidatos Bolsonaro e Lula podem usar outros meios para a conquista dos potenciais eleitores, excepto reunindo em público.

Debate na sexta-feira

O último debate entre os candidatos à Presidência da República brasileira realiza-se amanhã, sexta-feira, às 21h30 locais (01h30 de sábado em Angola), nos estúdios da TV Globo do Rio de Janeiro.

O encontro será mediado pelo jornalista William Bonner e será transmitido em directo pela TV Globo, GloboNews e pelo g1.

O debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos e deverá gerir o seu tempo entre perguntas, repostas, replicas e tréplicas. Bolsonaro abre o primeiro bloco e Lula o terceiro.

O segundo e o quarto blocos serão de temas determinados e terão duração de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos. Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo num telão.

Cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá gerir o tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição. No segundo bloco, Luiz Inácio Lula da Silva inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Jair Bolsonaro.

No quinto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais. Lula da Silva é o primeiro e Bolsonaro o segundo. A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco, assim como as considerações finais, foi definida por sorteio com a presença de representantes dos partidos.

Campanha ao rubro

Depois de, na quarta-feira, ter estado em Minas Gerais, Jair Bolsonaro, candidato à reeleição apoiado pelo Partido Liberal (PL) e por algumas figuras públicas como o futebolista Neymar, faz hoje “caça ao voto” no Rio de Janeiro.

Na quarta-feira, no estado de Minas Gerais, Bolsonaro passou, pela manhã, pela cidade de Governador Valadares, onde fez comício. Depois, seguiu para Teófilo Otoni, onde realizou outro comício, acompanhado do governador reeleito, no estado, Romeu Zema.

Aos apoiantes, Bolsonaro, que na primeira voltas das eleições, no dia 2 deste mês, ficou em segundo lugar, com 43,2% dos votos, destacou a criação de empregos em Setembro e mencionou outros feitos no mandato que termina. A agenda de Jair Bolsonaro, em Minas Gerais, encerrou na cidade de Uberlândia, com mais um comício.

Luiz Inácio Lula da Silva foi Presidente entre 2003 e 2011. Onze anos depois, o candidato  do Partido dos Trabalhadores (PT) quer, novamente, um voto de confiança dos eleitores brasileiros para governar o país. Ele até venceu na primeira volta, com 48,4% do total de votos, insuficiente para ser declarado Presidente da República.

Lula, que na segunda volta conta com o apoio da terceira candidata mais votada no primeiro turno, Simone Tebet, do MDB, disse, na quarta-feira, em entrevista à rádio Mix Manaus, na capital do Amazonas, que num eventual governo, vai buscar parcerias com pesquisadores de todo o mundo, mas respeitando a soberania brasileira.

Ainda na quarta-feira, no período da tarde, Lula teve um encontro com representantes da Confederação Nacional dos Municípios, em São Paulo, a quem apresentou o seu programa de governo, em caso de vitória, no domingo.

A mais recente pesquisa eleitoral Genial/Quaest para o segundo turno das eleições, divulgada na manhã de quarta-feira, mostra que Lula da Silva subiu um ponto e marcou 48% das intenções de voto, contra, narra o J A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.