Quinta-feira, Abril 18, 2024

PR AVANÇA DESAFIOS DO SECTOR

Date:

Com a garantia dada pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso sobre o estado da Nação, proferido no último sábado, 15, na abertura do ano Parlamentar na Assembleia Nacional.     

O Executivo continuará a desenvolver acções para a criação de um ambiente favorável à captação de investimentos, com o objectivo de manter a produção de petróleo bruto acima de um milhão de barris por dia, ao longo dos próximos anos, impulsionar a reposição de reservas de petróleo, desenvolver novos projectos de monetização do gás natural não associado, optimizar e fomentar a produção de produtos refinados de petróleo bruto, no sentido de garantir a autossuficiência do país, no que se refere ao petróleo e gás. 

No tocante ao petróleo bruto, o Titular do Poder Executivo disse que “o declínio que se vem registando na produção tem constituído um dos maiores desafios para o país, pelo que, durante o mandato findo, foram desenvolvidas acções que têm permitido reverter este quadro”. 

Refinação e Infraestruturas

O Chefe de Estado referiu que no domínio da refinação, com o objectivo de aumentar a oferta de derivados do petróleo, a consequente redução da sua importação e o alcance da auto-suficiência em produtos refinados, foi concluído o projecto de ampliação e modernização da Refinaria de Luanda, tendo sido quadruplicada a produção de gasolina. 

 
“Está em curso a construção da Refinaria de Cabinda, cuja primeira fase vai processar trinta mil barris de petróleo por dia, e ainda este ano foi lançada a primeira pedra para a construção da Refinaria do Soyo com capacidade para processar cem mil barris por dia”, disse o Presidente. João Lourenço referiu também à reactivação da construção da Refinaria do Lobito que terá uma capacidade de processamento de duzentos mil barris por dia, à instalação construída em Saurimo para o aumento de armazenamento de combustíveis em terra, com capacidade para armazenar 900 metros cúbicos, bem como às obras em curso para a conclusão da primeira fase do Terminal Oceânico da Barra do Dande, com capacidade para armazenar 582 mil metros cúbicos. 


Gás e Transição Energética

O Presidente da República informou ainda que tendo em conta a importância do gás para o uso doméstico e industrial, foram desenvolvidas acções para a monetização do gás, com realce para a constituição do Novo Consórcio de Gás.


“Irá alavancar a produção de gás não associado e assim aumentar a produção deste recurso, reduzir o défice de fornecimento à fábrica Angola LNG, garantir a geração de energia eléctrica, possibilitar a implementação de fábricas de fertilizantes no Soyo e alimentar a siderurgia de aço no Namibe, quando surgir”.  
Sobre a Transição Energética, João Lourenço disse que a Sonangol e seus parceiros estão a implementar dois projectos de Energia Fotovoltaica nas províncias do Namibe e da Huíla que irão contribuir para o aumento de energias renováveis na matriz energética do país, acrescentando que “estão empenhados na implementação de projectos de Hidrogénio Verde e Biocombustíveis”. 

O Presidente da República garantiu ainda que os recursos minerais, petróleo e gás continuam a ser relevantes para o nosso país.
“Com a sua extracção e transformação, obtemos a maior parte dos recursos necessários para sustentar o desenvolvimento da nossa economia, sublinhou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).