Segunda-feira, Abril 15, 2024

Petróleo fecha em alta com risco geopolítico

Date:

A informação de que mísseis russos caíram na Polônia impactou os preços da commodity

Os contratos futuros de petróleo abandonaram o movimento de queda e fecharam a terça-feira 15 em elevação, no momento em que conflitos geopolíticos voltaram ao foco dos participantes do mercado. Além disso, a expectativa de aumento da demanda por óleo em 2023 também ajudou a sustentar os preços da commodity em alta.

Na Nymex, bolsa de futuros de Chicago, o petróleo tipo WTI para entrega em dezembro fechou em alta de 1,22%, a US$ 86,92 por barril. Já na Intercontinental Exchange, o barril do petróleo tipo Brent para janeiro subiu 0,77%, para US$ 93,86.

A informação, de acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias Associated Press, de que mísseis russos atingiram a Polônia, um país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), teve impacto nos preços do petróleo.

Conflitos geopolíticos tendem a dar apoio à cotação do combustível, na medida em que a Rússia é um grande produtor da commodity e tem sofrido com sanções internacionais, inclusive em relação às suas exportações de óleo bruto.

Sanções europeias, inclusive, devem afetar o petróleo russo a partir de dezembro, o que deve limitar ainda mais a oferta da commodity, em um momento no qual a demanda pode crescer de forma ainda mais forte do que o esperado anteriormente, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). Em seu relatório mensal, a AIE elevou suas projeções para a demanda global por petróleo neste ano, em 170 mil barris por dia, e, em 2023, em 130 mil barris por dia.

Fonte: https://revistaoeste.com/economia/petroleo-fecha-em-alta-com-risco-geopolitico/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).