segunda-feira, dezembro 5, 2022

Petróleo fecha em alta com risco geopolítico

Date:

A informação de que mísseis russos caíram na Polônia impactou os preços da commodity

Os contratos futuros de petróleo abandonaram o movimento de queda e fecharam a terça-feira 15 em elevação, no momento em que conflitos geopolíticos voltaram ao foco dos participantes do mercado. Além disso, a expectativa de aumento da demanda por óleo em 2023 também ajudou a sustentar os preços da commodity em alta.

Na Nymex, bolsa de futuros de Chicago, o petróleo tipo WTI para entrega em dezembro fechou em alta de 1,22%, a US$ 86,92 por barril. Já na Intercontinental Exchange, o barril do petróleo tipo Brent para janeiro subiu 0,77%, para US$ 93,86.

A informação, de acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias Associated Press, de que mísseis russos atingiram a Polônia, um país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), teve impacto nos preços do petróleo.

Conflitos geopolíticos tendem a dar apoio à cotação do combustível, na medida em que a Rússia é um grande produtor da commodity e tem sofrido com sanções internacionais, inclusive em relação às suas exportações de óleo bruto.

Sanções europeias, inclusive, devem afetar o petróleo russo a partir de dezembro, o que deve limitar ainda mais a oferta da commodity, em um momento no qual a demanda pode crescer de forma ainda mais forte do que o esperado anteriormente, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). Em seu relatório mensal, a AIE elevou suas projeções para a demanda global por petróleo neste ano, em 170 mil barris por dia, e, em 2023, em 130 mil barris por dia.

Fonte: https://revistaoeste.com/economia/petroleo-fecha-em-alta-com-risco-geopolitico/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Angola Lança Relatório Especial do Sector Petrolífero na Angola Oil and Gas (AOG) 2022

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola (MIREMPET) lançou o seu Relatório Especial sobre o Sector Petrolífero durante a cerimónia de abertura da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas (AOG) 2022 (http://bit.ly/3UyBCpP) na terça-feira.

Isabel dos Santos vai concorrer à Presidência de Angola se a oportunidade surgir – “Procuraram manchar a minha reputação para venderem a UNITEL aos...

A empresária Isabel dos Santos disse que quer ser candidata à Presidência da República, "se a oportunidade surgir", porque Angola "precisa de um novo futuro político" e diz acreditar que "há muitas pessoas" que vão estar com ela nessa batalha.

Economia timorense está lentamente a recuperar

A economia de Timor-Leste está lentamente a recuperar, depois de uma recuperação de 2,9% em 2021, a economia está no caminho certo para crescer ainda mais 3,0% em 2022", refere o relatório, com o tema "Honrar o passado, garantir o futuro".

Sonangol dá início a construção do segundo Navio petroleiro

O arranque da construção do segundo navio foi formalizado no dia 28 deste mês, na cidade de Mokpo, Coreia do Sul, com a tradicional cerimónia de corte de aço referente ao casco 8021, segundo navio do projecto da tipologia Suezmax.