Terça-feira, Maio 28, 2024

NUM recua contra a decisão da RBCT de encerrar o uso do terminal da Optimum

Date:

O sindicato do sindicato nacional dos mineiros (NUM) Highveld Region notou “com pesar” a decisão tomada pelo conselho do Richards Bay Coal Terminal (RBCT) que busca indicar que a Optimum Colliery, que permanece sob resgate comercial, não será mais permitida para exportar carvão usando o terminal alocado.

O NUM diz que a decisão terá um impacto negativo na subsistência dos mineiros e da comunidade que deles depende no município de Steve Tshwete, em Mpumalanga.

“O que é mais perturbador é o fato de que a diretoria da RBCT nem se preocupou em se envolver com o NUM, o reconhecido sindicato da Optimum Colliery. O conselho decidiu, querendo ou não, tomar tal resolução que, em nossa opinião como NUM, é prejudicial e regressiva”, disse o sindicato em comunicado em 13 de janeiro.

O NUM disse que notou “com raiva e tristeza” a decisão do conselho do RBCT, mas que era de opinião que os profissionais de resgate de negócios (BRPs) designados não estavam auxiliando na situação, alegando que os BRPs não estavam mais servindo aos interesses dos trabalhadores, resgatando o negócio.

O sindicato alegou que os BRPs estavam se aproveitando do preço do carvão e embarcando em um empreendimento de lucro próprio em vez de resgatar o negócio.

O NUM disse que solicitaria uma reunião com os BRPs, a diretoria do RBCT e o Departamento de Recursos Minerais e Energia.

O NUM disse que os primeiros beneficiários devem ser ex-funcionários da mina de carvão Optimum, afirmando que o foco principal dos BRPs deve ser garantir que esses funcionários sejam empregados para que possam continuar a sustentar suas famílias.

Fonte:https://www.miningweekly.com/article/num-pushes-back-against-rbcts-decision-to-terminate-optimums-terminal-use-2023-01-16

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).