Início Mundo NUM recua contra a decisão da RBCT de encerrar o uso do...

NUM recua contra a decisão da RBCT de encerrar o uso do terminal da Optimum

0
5

O sindicato do sindicato nacional dos mineiros (NUM) Highveld Region notou “com pesar” a decisão tomada pelo conselho do Richards Bay Coal Terminal (RBCT) que busca indicar que a Optimum Colliery, que permanece sob resgate comercial, não será mais permitida para exportar carvão usando o terminal alocado.

O NUM diz que a decisão terá um impacto negativo na subsistência dos mineiros e da comunidade que deles depende no município de Steve Tshwete, em Mpumalanga.

“O que é mais perturbador é o fato de que a diretoria da RBCT nem se preocupou em se envolver com o NUM, o reconhecido sindicato da Optimum Colliery. O conselho decidiu, querendo ou não, tomar tal resolução que, em nossa opinião como NUM, é prejudicial e regressiva”, disse o sindicato em comunicado em 13 de janeiro.

O NUM disse que notou “com raiva e tristeza” a decisão do conselho do RBCT, mas que era de opinião que os profissionais de resgate de negócios (BRPs) designados não estavam auxiliando na situação, alegando que os BRPs não estavam mais servindo aos interesses dos trabalhadores, resgatando o negócio.

O sindicato alegou que os BRPs estavam se aproveitando do preço do carvão e embarcando em um empreendimento de lucro próprio em vez de resgatar o negócio.

O NUM disse que solicitaria uma reunião com os BRPs, a diretoria do RBCT e o Departamento de Recursos Minerais e Energia.

O NUM disse que os primeiros beneficiários devem ser ex-funcionários da mina de carvão Optimum, afirmando que o foco principal dos BRPs deve ser garantir que esses funcionários sejam empregados para que possam continuar a sustentar suas famílias.

Fonte:https://www.miningweekly.com/article/num-pushes-back-against-rbcts-decision-to-terminate-optimums-terminal-use-2023-01-16

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui