Quarta-feira, Março 29, 2023

Moody’s melhora perspectiva de evolução do rating de Angola para positiva

Date:

A agência de notação financeira Moody’s melhorou quinta-feira a perspectiva de evolução do “rating” de Angola, de estável para positiva, mantendo a avaliação sobre a qualidade do crédito em B3, abaixo da recomendação de investimento.

“A decisão da Moody’s de mudar a perspectiva de evolução de estável para positiva reflecte a avaliação de que as perspectivas de um crescimento económico robusto e um crescimento significativo das receitas, sustentadas no elevado preço do petróleo, dão ao governo a oportunidade de continuar a implementar reformas que podem sedimentar a sua força fiscal, a liquidez e a posição externa, o que melhora a qualidade do crédito”, lê-se na nota citada pela Lusa.

A análise da perspectiva de evolução da economia angolana não é, no entanto, suficiente para que a Moody’s tenha melhorado o “rating”, que se mantém em B3, ou seja, abaixo da recomendação de investimento, ou ‘lixo’, como é geralmente conhecido.

“A decisão de afirmar o rating em B3 reflecte a visão da Moody’s de que, apesar da contínua melhoria nas posições orçamentais e da balança corrente, o perfil de crédito de Angola continua constrangido pela vulnerabilidade a choques petrolíferos devido à sua rígida estrutura económica e à fraca capacidade institucional”, escrevem os analistas, reconhecendo que “a continuidade das políticas e a agenda das reformas do novo governo vão naturalmente demorar tempo a reduzir as vulnerabilidades estruturais de Angola”.

A alteração da perspectiva de evolução do ‘rating’ indica que os analistas consideram que, a manter-se a trajectória actual, Angola verá a opinião da Moody’s sobre a qualidade do crédito soberano melhorada num prazo que normalmente não excede os 12 meses.

A última vez que a Moody’s tinha melhorado o “rating” de Angola foi em Setembro do ano passado, quando a avaliação da qualidade do crédito soberano passou de Caa1 para B3, o que aconteceu depois de quatro descidas consecutivas, em 2016, 2017, 2018 e 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.