Quarta-feira, Março 29, 2023

Lunda Sul: Oportunidade de negócios atrai empresários zambianos

Date:

Empresários zambianos manifestaram o interesse de realizar investimentos nos domínios da mineração,indústria, agricultura, e restauração em Saurimo, província da Lunda-Sul.

A intenção foi manifestada, no termo de visitas guiadas ao Pólo de Desenvolvimento Diamantíferoinstitutos; aos Técnico Agrário (ITA), em Mona Quimbundo; Geológico de Angola (IGA); : as fazendas agropecuárias JOASS, JR, DT e  ao “Resort” Whenha, todos em Saurimo.

Os empresários ressaltaram, na ocasião, os níveis de organização e de produção constatados, durante  a jornada de campo.

O vice-cônsul do país  acreditado em Angola, Sydney Zulu, que integrou a delegação para facilitar os contactos   preliminares com o governo local, notou que a parceira da Zâmbia com Angola é anterior à proclamação da Independência Nacional com o país-irmão, com o qual mantém laços de cooperação saudável ao longo destes anos.

Acrescentou que o interesse bilateral dos dois governos para facilitar a tramitação administrativa dos pressupostos ligados à cedência de espaços e à formalização de parcerias com investidores da província, visa trazer benefícios mutuamente vantajosos.

A directora executiva da empresa zambiana “Auxiliary Management Services”, Esther Kapisa, que coordenou a equipa, assinalou uma série de valências constatadas na província com “bons indicadores de desenvolvimento na agropecuária e restauração.

Disse ter ficado “impressionada com a dimensão de investimentos na construção de dois empreendimentos, depois de ouvir comentários sobre a baixa qualidade de desenvolvimento na região leste de Angola”.

Com base na realidade constatada em fazendas de dois empresários, a directora executiva norteia o interesse na troca de experiencias no ramo da indústria transformadora. Prometeu regressar em breve, para, inicialmente, colocar as ideias em prática, principalmente na ramo da charcutaria.

Esther Kapisa recebeu das autoridades locais informações sobre o subaproveitamento da manga e sem promessa admitiu “um possível investimento em equipamentos para transformar a fruta em bebida” e outros derivados.

Já o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico da Lunda-Sul, Kelson Malomalo, que chefiou a delegação do Governo angolano, destacou a  importância da província em captar investimento estrangeiro, para aumentar a oferta de emprego aos jovens, razão pela qual manifestou plena disponibilidade das autoridades em viabilizar as iniciativas que possam resultar desta visita de constatação.

A comitiva zambiana de 17 empresários esteve na Lunda-Sul, no último fim-de-semana, tendo constatado as potencialidades de Saurimo, a capital da província, e arredores, lê-se no JA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.