Quinta-feira, Junho 1, 2023

Governo e Banco Mundial rubricam acordos para energia e águas

Date:

O Governo de Angola assinou, recentemente, dois acordos de financiamento com o Banco Mundial, nomeadamente o Acordo de Financiamento do Projecto de Fortalecimento de Capacidade Estatística e o Acordo de Financiamento do Projecto RECLIMA.

O segundo acordo destina-se ao Ministério da Energia e Águas (MINEA), cujo montante global de 450 milhões USD será implementado no âmbito da Resiliência Climática e Segurança Hídrica, dos quais 300 milhões serão financiados pelo Banco Mundial e o remanescente de 150 milhões serão posteriormente financiados pela Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD).

O projecto RECLIMA está orientado para melhorar os serviços de abastecimento de água para segurança hídrica em áreas rurais e urbanas devidamente seleccionadas, onde se prevê que cerca de 955 mil pessoas sejam beneficiadas nos serviços de abastecimento de água em áreas urbanas e periurbanas com acesso a fontes confiáveis de água potável através da manutenção e reparação de pontos de água rurais para 78 mil e através de pontos de água rurais novos ou reabilitados para 310 mil pessoas que vivem nas áreas rurais”.

O mercado diz que foram enaltecidas a parceria, quando os referidos acordos foram rubricados pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, e pelo Director regional do Banco Mundial para Angola, Burundi, RDC e São Tomé e Príncipe Albert Zeufack, numa cerimónia realizada no MINFIN e da qual participou também o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Acordo do Teto da Dívida dos EUA Anima os Preços do Petróleo

O petróleo bruto começou a ser negociado em alta nesta semana, depois que o presidente Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo provisório sobre o aumento do teto da dívida americana.

Nigéria pondera fim do subsídio dos combustíveis

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, anunciou a intenção de retirar o subsídio dos combustíveis, na segunda-feira, sem definir um prazo.

Vice-Presidente da República defende Educação ao serviço da paz e harmonia social

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, quarta-feira, em Luanda, que a Educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e até globais.

Angola dá passos significativos e eficazes no combate à corrupção

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, considerou, ontem, em Luanda, que Angola tem estado a dar passos significativos e eficazes no combate à corrupção, com a implementação de reformas e fortalecimento dos poderes das instituições existentes e a criação de novos serviços dedicados ao combate a este mal.