Terça-feira, Maio 21, 2024

First Quantum Minerals recebe ordem de suspender operações na mina de cobre Cobre Panama

Date:

O governo do Panamá ordenou na quinta-feira que a First Quantum Minerals do Canadá interrompesse as operações em sua principal mina de cobre no país, depois de perder um prazo para finalizar um acordo que teria aumentado os pagamentos ao governo da mina.

O governo havia dado à Minera Panama, que é de propriedade majoritária da First Quantum Minerals, até quarta-feira para assinar um acordo alcançado em janeiro para pagar US$ 375 milhões por ano ao governo de sua mina Cobre Panama.

O governo do Panamá ordenou que o ministério do comércio e indústria suspendesse as operações da Minera Panama na mina depois que o prazo da meia-noite foi perdido.

Meses de negociações entre a mineradora e o governo continuaram até a manhã de quinta-feira, informou o ministério do comércio e indústria. Acrescentou que a mineradora então enviou uma nova proposta que “fundamentalmente” mudou a economia do negócio.

A mineradora com sede em Toronto disse na quinta-feira que o acordo não foi finalizado porque “as proteções legais necessárias sobre rescisão, estabilidade e acordos de transição não puderam ser acordadas”.

A empresa disse anteriormente que estava aberta a mais diálogos, mas não respondeu imediatamente ao anúncio de que suas operações seriam suspensas.

As autoridades e a empresa começaram a negociar um novo contrato de concessão no final do ano passado, depois que o presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, prometeu extrair melhores benefícios para o país da mina de cobre.

O investimento de US$ 6 bilhões da First Quantum Mineral na mina a céu aberto, onde as operações começaram em 2019, é considerado o maior investimento privado no país da América Central e representa cerca de 3,5% do produto interno bruto do Panamá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).