Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023

First Quantum Minerals recebe ordem de suspender operações na mina de cobre Cobre Panama

Date:

O governo do Panamá ordenou na quinta-feira que a First Quantum Minerals do Canadá interrompesse as operações em sua principal mina de cobre no país, depois de perder um prazo para finalizar um acordo que teria aumentado os pagamentos ao governo da mina.

O governo havia dado à Minera Panama, que é de propriedade majoritária da First Quantum Minerals, até quarta-feira para assinar um acordo alcançado em janeiro para pagar US$ 375 milhões por ano ao governo de sua mina Cobre Panama.

O governo do Panamá ordenou que o ministério do comércio e indústria suspendesse as operações da Minera Panama na mina depois que o prazo da meia-noite foi perdido.

Meses de negociações entre a mineradora e o governo continuaram até a manhã de quinta-feira, informou o ministério do comércio e indústria. Acrescentou que a mineradora então enviou uma nova proposta que “fundamentalmente” mudou a economia do negócio.

A mineradora com sede em Toronto disse na quinta-feira que o acordo não foi finalizado porque “as proteções legais necessárias sobre rescisão, estabilidade e acordos de transição não puderam ser acordadas”.

A empresa disse anteriormente que estava aberta a mais diálogos, mas não respondeu imediatamente ao anúncio de que suas operações seriam suspensas.

As autoridades e a empresa começaram a negociar um novo contrato de concessão no final do ano passado, depois que o presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, prometeu extrair melhores benefícios para o país da mina de cobre.

O investimento de US$ 6 bilhões da First Quantum Mineral na mina a céu aberto, onde as operações começaram em 2019, é considerado o maior investimento privado no país da América Central e representa cerca de 3,5% do produto interno bruto do Panamá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Indústria de Oil & Gas Offshore Está de Volta

Logo após a realização do World Economic Forum na semana passada em Davos, em que vários palestrantes tiveram palavras duras em relação a indústria de petróleo e gás, incluindo o chefe da ONU, António Guterres, e o chefe da IEA, Fatih Birol, com mensagens claras sobre “precisamos parar de produzir petróleo e gás para resolver o problema climático mundial”

ITIE Angola terá auditor independente

A ITIE-Angola assumiu o compromisso de contratar um auditor Independente até Março de 2023.

Processo kimberley: mirempet indica presidente do comité ad-hoc

Estanislau Buio indicado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para presidir o Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley com efeitos a partir de 2023.

OPEP+ Produziu Mais Petróleo em Dezembro.

A coalizão OPEP+ viu a sua produção combinada de petróleo aumentar em 140 KBPD para 42,71 MBPD em Dezembro, porém a aliança ainda está 1,8 MBPD abaixo da sua meta.