Quarta-feira, Março 29, 2023

Falta de contabilidade nas empresas inviabiliza financiamento bancário

Date:

A falta de um sistema contabilístico e organização administrativa de várias empresas, anível da província do Cuanza-Norte, tem dificultado a aprovação de projectos pela banca comercial.

Dados apontam que em N’Dalatando, diz o jornal de Angola, apenas três empresas, das 1.020 existentes a nível local, estão a beneficiar do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e à Substituição das Importações (PRODESI), instituição criada com o propósito de acelerar o processo de diversificação da economia nacional, priorizando o fomento da produção e da exportação nos sectores não petrolíferos, e nas fileiras com forte potencial de substituição de importações.

O programa do Executivo angolano beneficiou apenas três empresas, duas das quais do município de Cambambe e uma no Bolongongo, que receberam um financiamento global de cerca de 300 milhões de kwanzas, todas ligadas ao ramo de exploração agrícola, segundo o Jornal de Angola.

As taxas de juros aplicadas aos projectos do PRODESI rondam os 7,5 por cento, um bom indicador, atendendo que muitos outros programas fora desta índole são assegurados com créditos na ordem dos mais de 20 por cento.

Para adesão ao crédito, a banca exige requisitos à empresa, entre os quais a publicação no Diário da República, Número de Identificação Fiscal e a inscrição dos trabalhadores na Caixa de Segurança Social.

Consta ainda das exigências, dos bancos comerciais, não ser devedor do Estado e possuir resultados financeiros nos últimos três anos que justifiquem a petição do crédito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.