Quarta-feira, Março 29, 2023

Fábrica de lapidação forma mais de 70 jovens

Date:

O ministro de Recursos Naturais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou, recentemente, a entrega de certificados a 79 jovens formados, pela primeira vez, em lapidação de diamantes pela empresa CEFOLAD, instalada no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, nos arredores da cidade de Saurimo, na província da Lunda-Sul.

Deste número, 30 ganharam emprego na fábrica Pollaro SA, uma empresa criada em 2015 com capitais nacionais na ordem de cinco milhões de dólares.

Dotada de uma capacidade  para lapidar perto de cinco mil quilates por mês, a empresa garantiu emprego a  60 trabalhadores, metade dos quais recrutados localmente.

Depois da entrega formal dos certificados, Diamantino  Azevedo congratulou-se pelos investimentos que a empresa realizou e reiterou o compromisso de apoio por parte do  sector que lidera, na criação de incentivos fiscais e outros, numa perspectiva de atrair o surgimento de outras fábricas e aumentar a oferta de empregos.

Notou que apesar do diamante  centralizar a atenção dos investimentos, o pólo  é um suporte com capacidade para albergar 40 fábricas de pequeno e médio portes. Nas actuais condições projecta para os próximos quatro anos a basificação de 30  unidades, reconhecendo em parte o comportamento do mercado internacional em relação ao preço do diamante,que  influencia  os esforços para concretizar os projectos.

Criar mais empregos

Para o governador Daniel Neto, a abertura da fábrica Pollaro SA representa um esforço na busca de soluções para colmatar o desemprego no seio dos jovens. Incentivou os empresários a fazerem recurso ao crédito bancário para porem em marcha os projectos traçados.

Reconheceu a necessidade de o governo local criar oportunidades que motivem os empresários a  efectivar os projectos, contando sempre com o apoio de parceiros. Destes ressalta as iniciativas de Catoca que, no âmbito da formação, assinala o seu compromisso social atribuindo bolsas de estudo internas e externas e suporte financeiro a crianças do ensino primário em situação precária.

Daniel Neto apontou a construção de um pólo universitário para conferir maior estabilidade ao ensino Superior  e de um novo hospital pediátrico face à demanda na procura de assistência médica para as crianças.

Fonte:https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/fabrica-de-lapidacao-forma-mais-de-70-jovens/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.