Quarta-feira, Julho 10, 2024

Eni Coopera com a Gazprom para Restaurar os Fluxos de Gás para Itália

Date:

A petrolífera Eni está a trabalhar com a Gazprom PJSC e a Áustria a fim de se restaurar os fluxos de gás natural russo para a Itália, depois do fornecimento ter sido interrompido no passado sábado, 1 de Outubro, como resultado de um possível litígio regulatório.  

O player italiano de energia pretende avaliar as opções de resolução com a Gazprom e a operadora austríaca, incluindo garantias em dinheiro de cerca de $19,54 milhões para reiniciar o abastecimento de gás russo para a Itália durante os próximos dias.   A paralisação foi causada pelo facto da Gazprom não pagar a taxa predefinida ao operador austríaco pelo gás que passa pela Áustria para a Itália.  

Apesar dos esforços da Itália em desfazer-se do gás russo, este recente incidente destacou a vulnerabilidade das nações europeias aos movimentos do presidente Vladimir Putin para limitar o fornecimento de energia para Europa, colocando em risco a segurança energética de todo continente. O corte de gás ocorreu dias depois de explosões submarinas interromperem os principais gasodutos Nord Stream que ligam a Rússia à Europa. 

Os conflitos sobre cláusulas contratuais e regulamentações têm acompanhado o colapso dos laços económicos entre a Rússia e os países do ocidente, enquanto continua a guerra na Ucrânia. No início deste ano, a demanda da Rússia por entregas de gás a serem pagas em rublo também contribuiu para o aumento dos preços nos mercados internacionais. 

A Itália já contou com a Rússia para cerca de 40% de suas importações de gás, mas tem estado a reduzir agressivamente essa dependência desde a início da guerra em Fevereiro, tanto que nos últimos meses o país europeu obteve suprimentos alternativos suficientes de gás do norte da África para compensar quaisquer déficits neste inverno caso a Rússia decida cortar o seu fornecimento. Antes da mais recente paralisação, o gás russo representava cerca de 10% das importações da Itália, lê-se no Petroangola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).