Terça-feira, Junho 25, 2024

Afreximbank Disponibiliza $200 Milhões para Construção do Oleoduto Uganda – Tanzânia

Date:

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) aprovou um montante de $200 milhões para financiar a construção de um oleoduto destinado à exportação de petróleo do Uganda para Tanzânia. O Afreximbank também se mostrou disposto a apoiar a edificação de uma refinaria no território ugandês.   

O oleoduto avaliado em $3,5 biliões vai conectar ambos os países africanos, e deve partir dos campos petrolíferos do Uganda localizados no oeste do país até um porto na costa do Oceano Índico na Tanzânia. No entanto, a construção desta importante infraestrutura atraiu críticas de ambientalistas e legisladores da União Europeia. A francesa TotalEnergies, responsável pelo desenvolvimento do projecto, está a enfrentar uma crescente pressão para abandonar o projecto ou redireccioná-lo por causa de protestos contra possíveis danos ao meio ambiente e comunidades locais. 

O parlamento europeu decidiu dar voz às campanhas de ambientalistas locais e internacionais e aprovou uma resolução no mês passado pedindo que a TotalEnergies atrasasse o desenvolvimento do oleoduto por 1 ano para explorar outras rotas opcionais  ou projectos alternativos de energia renovável. 

A UE alertou que o pipeline e a infraestrutura associada deslocariam cerca de 100.000 pessoas, comprometeriam os recursos hídricos e colocariam em risco áreas marinhas protegidas na Tanzânia. 

Enquanto isso, o governo ugandês defende que os esforços para desenvolver um oleoduto de exportação e uma refinaria doméstica de petróleo poderão agregar um grande valor à economia local, ajudando a criar postos de trabalho e maximizar os benefícios dos recursos petrolíferos, concluí a Petroangola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).