Quarta-feira, Março 29, 2023

Afreximbank Disponibiliza $200 Milhões para Construção do Oleoduto Uganda – Tanzânia

Date:

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) aprovou um montante de $200 milhões para financiar a construção de um oleoduto destinado à exportação de petróleo do Uganda para Tanzânia. O Afreximbank também se mostrou disposto a apoiar a edificação de uma refinaria no território ugandês.   

O oleoduto avaliado em $3,5 biliões vai conectar ambos os países africanos, e deve partir dos campos petrolíferos do Uganda localizados no oeste do país até um porto na costa do Oceano Índico na Tanzânia. No entanto, a construção desta importante infraestrutura atraiu críticas de ambientalistas e legisladores da União Europeia. A francesa TotalEnergies, responsável pelo desenvolvimento do projecto, está a enfrentar uma crescente pressão para abandonar o projecto ou redireccioná-lo por causa de protestos contra possíveis danos ao meio ambiente e comunidades locais. 

O parlamento europeu decidiu dar voz às campanhas de ambientalistas locais e internacionais e aprovou uma resolução no mês passado pedindo que a TotalEnergies atrasasse o desenvolvimento do oleoduto por 1 ano para explorar outras rotas opcionais  ou projectos alternativos de energia renovável. 

A UE alertou que o pipeline e a infraestrutura associada deslocariam cerca de 100.000 pessoas, comprometeriam os recursos hídricos e colocariam em risco áreas marinhas protegidas na Tanzânia. 

Enquanto isso, o governo ugandês defende que os esforços para desenvolver um oleoduto de exportação e uma refinaria doméstica de petróleo poderão agregar um grande valor à economia local, ajudando a criar postos de trabalho e maximizar os benefícios dos recursos petrolíferos, concluí a Petroangola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.