Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Afreximbank Disponibiliza $200 Milhões para Construção do Oleoduto Uganda – Tanzânia

Date:

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) aprovou um montante de $200 milhões para financiar a construção de um oleoduto destinado à exportação de petróleo do Uganda para Tanzânia. O Afreximbank também se mostrou disposto a apoiar a edificação de uma refinaria no território ugandês.   

O oleoduto avaliado em $3,5 biliões vai conectar ambos os países africanos, e deve partir dos campos petrolíferos do Uganda localizados no oeste do país até um porto na costa do Oceano Índico na Tanzânia. No entanto, a construção desta importante infraestrutura atraiu críticas de ambientalistas e legisladores da União Europeia. A francesa TotalEnergies, responsável pelo desenvolvimento do projecto, está a enfrentar uma crescente pressão para abandonar o projecto ou redireccioná-lo por causa de protestos contra possíveis danos ao meio ambiente e comunidades locais. 

O parlamento europeu decidiu dar voz às campanhas de ambientalistas locais e internacionais e aprovou uma resolução no mês passado pedindo que a TotalEnergies atrasasse o desenvolvimento do oleoduto por 1 ano para explorar outras rotas opcionais  ou projectos alternativos de energia renovável. 

A UE alertou que o pipeline e a infraestrutura associada deslocariam cerca de 100.000 pessoas, comprometeriam os recursos hídricos e colocariam em risco áreas marinhas protegidas na Tanzânia. 

Enquanto isso, o governo ugandês defende que os esforços para desenvolver um oleoduto de exportação e uma refinaria doméstica de petróleo poderão agregar um grande valor à economia local, ajudando a criar postos de trabalho e maximizar os benefícios dos recursos petrolíferos, concluí a Petroangola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.

PGR de Israel pede anulação de lei que impede exoneração de Netanyahu

Jerusalém - A Procuradora-Geral de Israel, Gali Baharav-Miara, defendeu perante o Supremo Tribunal a revogação da lei, aprovada pelo Parlamento em Março, que impede o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser declarado incapaz de exercer o cargo.