Quinta-feira, Maio 23, 2024

ENDIAMA quer lapidar 20 por cento do diamante produzido

Date:

A ENDIAMA E.P. estabeleceu como meta lapidar 20 por cento dos diamantes que produz para criar empregos e riquezas, disse, esta terça-feira, em Cape Town, o presidente do Conselho de Administração, Ganga Júnior.

Em declarações à imprensa, no quadro da participação da ENDIAMA na Conferência Internacional Sobre Mineração em África, Ganga Júnior afirmou que se pretende aumentar a cadeia de valores, e isso passa por incrementar a lapidação para 20 por cento, apesar de, actualmente, estar abaixo dos 10 por cento.

Ganga Júnior afirmou que já se deu “passos importantes”, fundamentalmente com as obras de construção, em curso, da Refinaria de Ouro, a etapa seguinte é produzir e vender joias em Angola, para se ultrapassar o obstáculo de “produzirmos muito diamante, mas lapidarmos pouco”.

“Temos que trabalhar para aumentar a actividade de lapidação. Precisamos criar empregos, riquezas”, reconheceu o gestor,  salientando que se constata ainda a necessidade de mais investimentos, fazendo com que novos “playrers” entrem nos investimentos para diversificar a actividade económica.

O presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA avançou que estão a trabalhar para trazer a Angola investidores que façam a diferença nos diamantes e aumentar a cadeia de valor, atraindo outras empresas com interesses na lapidação.

A ENDIAMA é uma das 12 empresas que representa Angola na Conferência Internacional sobre Mineração em África “Mining Indaba”, a par da CATOCA, SODIAM, AJ SILVA, Sociedades Mineiras de Chitotolo, Yetwene, Furi e Kaixepa, Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals Hipermáquinas e Shinning Star.

A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, que já vai na sua 30ª edição, é o maior evento africano de investimentos no sector mineiro e este ano decorre sob lema: “Desbloquear o futuro da Mineração em África”, reunindo mais de seis mil conferencistas.

Fonte:ENDIAMA quer lapidar 20 por cento do diamante produzido – ANGOP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).