Sábado, Julho 27, 2024

Sector mineiro autorizado a operar em moeda estrangeira no país

Date:

A medida publicada no aviso n°02/2023 de 9 de Fevereiro foi tornada pública neste sábado, 11, pelo Banco Nacional de Angola, estabelecendo o regime cambial aplicável ao sector mineiro e que é aplicável às entidades que realizam reconhecimento, prospecção, pesquisa, avaliação, exploração, comercialização, beneficiação, lapidação e refinação de qualquer tipo de mineiro no país.

A medida, de acordo com o aviso publicado em Diário da República n° 28 de 9 de Fevereiro corrente, visa promover a competitividade no país e atrair investimento estrangeiro directo para o crescimento e desenvolvimento do sector.

A primeira medida do referido aviso, destacado no artigo 4° refere que a exportação de minério bruto, lapidado ou refinado, ou produto de origem mineira em barra, liga, bloco, pedra ou joia, produto intermédio ou final, deve ser aplicada na sua totalidade em moeda estrangeira livremente convertível.

Sobre as receitas das exportações os investidores nacionais devem, de acordo com a normativa do banco central angolano,  transferir a totalidade em moeda estrangeira, para o país, numa conta bancária em instituições bancos comerciais nacionais, desde que titulada pelo exportador.

Entretanto, abre excepção para os valores necessários à garantia, reembolso de capital, ou pagamento de júris e encargos associados a financiamentos contratados no exterior.

Para os investidores estrangeiros o aviso determina que a sua totalidade pode ser depositada e mantida no exterior em contas bancárias tituladas por estas entidades, sem no entanto, a necessidade de autorização do Banco Nacional de Angola. Salvaguarda, por outro lado, o dever de transferir para o país, os valores destinados ao pagamento dos encargos tributários,  e demais obrigações para com o Estado angolano.

O artigo 5° do aviso 2/2023, destinado a regulamentar as operações de compra e venda de mineiras no mercado nacional, determina a possibilidade de se fazer pagamento em moeda nacional ou estrangeira, de acordo com a preferência das partes, mas quando se trata de contrato entre entidades nacionais, existe a obrigatoriedade de se fazer o pagamento em moeda nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).