Quarta-feira, Março 29, 2023

Angola caminha para uma indústria mineira possante

Date:

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, informou, esta terça-feira, em Cape Town, que o país está em vias de possuir uma indústria mineira mais possante, podendo contribuir para a diversificação da economia do país.

O ministro fez tal promoessa, em declarações à imprensa angolana, após dissertar sobre “Minerais Críticos para Transição Energética”, uma palestra dirigida a vários players do mercado da mineração presentes na Conferência Internacional Sobre Mineração em África, cujo dia de hoje (7) foi dedicado a Angola.

Com lotação da sala esgotada, perto de mais de 200 participantes, Diamantino de Azevedo assegurou que a actividade mineira está a acontecer em Angola em grande escala, um factor importante para que o país no futuro venha a ter uma indústria mineira mais possante, capaz de contribuir na diversificação da economia.

Ainda sobre o investimento mineiro, disse ter apresentado o potencial de Angola do tipo de minerais críticos nesta fase da transição energética, mas, mais do que isso, mostrou exemplos concretos de projectos de prospecção de metais básicos, do grupo Platina, que a AngloAmaerican efectua no Moxico e no Cunene, aonde tem seis concessões.

“Há outra empresa, a Tira que está a fazer a prospecção de lítios no Namibe”, informou, antes de destacar outras companhias que já estão em Angola na fase da prospecção e aquelas que estão mais próximas de terminar os seus estudos para decidir a realização ou não do projecto.

Destacou igualmente uma companhia que está projectar a exploração de cobre e de fosfatos em Cabinda.

No encontro muito concorrido, por especialistas, empresários e potenciais investidores, o governante disse ter passado a mensagem de que Angola é um país estável, cujos indicadores macroeconómicos estão a melhorar a esse nível.

“É um país com infra-estruturas geológicas – potencial geológico, laboratório, empresas de perfuração – prestação de serviços necessários para que a asctivissde possa se desenvolver. Tem legislação moderna que atraia empresas com toda tranquilidade”, finalizou o ministro angolano.

Fonte: Angola caminha para uma indústria mineira possante – ANGOP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.