Terça-feira, Maio 21, 2024

Eleições no Brasil: ‘Duelo de titãs’ entre Lula e Bolsonaro volta a 30 de Outubro

Date:

Luís Inácio Lula da Silva venceu a primeira volta das eleições brasileiras com mais de 48% , contra os mais de 43 % do presidente Jair Bolsonaro. O facto de nenhum dos candidatos ter conseguido maioria absoluta obriga os dois candidatos mais votados a um “segundo turno” marcado para o final do mês, a 30 de outubro.

Atrás na contagem parcial durante a maior parte da noite eleitoral, Lula da Silva passou a liderar quando a contagem chegou a 70 por cento das secções. O antigo presidente registou, no entanto, um desempenho abaixo das sondagens de intenção de voto, que o colocavam com margem de quase dez pontos percentuais sobre o actual presidente brasileiro.

Pouco depois da 1h30 da madrugada, a eleição ficou “matematicamente definida”, obrigando a uma segunda volta, segundo os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Numa primeira reacção à vitória deste domingo, a partir de São Paulo, Lula da Silva começou por “agradecer a generosidade do povo brasileiro” e lembrou que há quatro anos ele próprio era tido como um político acabado numa campanha marcada pela “mentira”.

A luta continua até à vitória final”, declarou Lula da Silva, que disse ver este cenário apenas como “uma prorrogação”.

“Sempre achei que nós iríamos ganhar as eleições e nós vamos ganhar as eleições. Isto para nós é apenas uma prorrogação”, disse

Reagindo aos resultados desta noite, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que “uma parte da população manifestou vontade de mudar”, alertando contudo que “algumas mudanças vêm para pior”.

Sobre a “veracidade” dos resultados, Bolsonaro remeteu para a análise dos organismos competentes.

“Sempre existe a possibilidade de algo de anormal acontecer”, afirmou o presidente.

Os brasileiros voltam às urnas no próximo dia 30 para escolher o presidente da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).