Terça-feira, Maio 21, 2024

BCI prevê poupar mil milhões de kwanzas por mês

Date:

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) prevê poupar mil milhões de kwanzas, mensalmente, com a introdução das novas medidas de gestão, entre as quais a redução de balcões e de pessoal, além do corte em determinadas naturezas de despesas.

A informação foi avançada por uma fonte a que o Jornal de Economia & Finanças teve acesso, podendo ler-se mais sobre este processo na edição da próxima sexta-feira.

De acordo com a fonte, antes de passar para a esfera privada, o banco tinha prejuízos operacionais de 2,5 mil milhões de kwanzas, por mês.

Além do encerramento de agências, o BCI vai também encerrar alguns postos de trabalho, visando imprimir uma nova dinâmica na gestão da instituição.

Os dados que o jornal teve acesso apontam que, até a altura da passagem para a esfera privada, o banco contava com 112 agências em todo o território nacional. No entanto, com problemas de rentabilidade ao qual se acresce a sobreposição de colaboradores face ao volume de negócios e de clientes.

Os custos operacionais actuais do banco são superiores a capacidade do banco em gerar liquidez razão que se faz avançar com medidas mais profundas no quadro da reestruturação em curso.

Para os actuais gestores, para além dos 16,5 mil mi-lhões de kwanzas referentes à venda do Banco, é necessária a capitalização (muito superior ao valor da aquisição), que representa o custo efectivo da transacção e, neste contexto, é o valor que o Estado ganha com a privatização do banco.

Na longa lista das deficiências encontradas pelos novos gestores consta, igualmente, o sistema de contratação de colaboradores, que não era eficiente, gerando custos a instituição, adicionalmente existe ainda um conjunto significativo de deficiências ao nível da gestão corporativa da organização e na tomada de risco.

A fonte explicou ainda que o excesso de pessoas sem qualificações técnicas e profissionais para exercer as funções pelas quais são indicados,  gerou custos à instituição.

Actualmente, o banco conta com mais de 1000 funcionários e cerca de 60 por cento aderiu ao processo em curso de rescisão por mútuo acordo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).