Sábado, Maio 25, 2024

Angola: Governo prepara condições para que o petróleo deixe de ser a base principal da economia no país

Date:

A visão do governo de Angola, para o período 2022-2027, é a de que o Sector do Petróleo e Gás continue a ser um forte motor de investimento no país, preparando a transição para que o petróleo deixe de ser a base principal da economia angolana, o que requer uma aposta forte na atracção de investimento privado que  permita maximizar a eficiência do sector num curto prazo, nomeadamente a extracção de recursos naturais.

Angola vai assegurar a materialização dos projectos estruturantes de refinação, no sentido de atender às necessidades locais e regionais, com aumento da capacidade de produção de refinados no País. Para este efeito, continuará  a implementação da Estratégia Integrada de Refinação, com vista a acelerar a execução dos principais projectos em curso e avaliar a viabilidade da implementação de uma biorefinaria, que vai dar  continuidade   a  implementação de postos de abastecimento (PA) no território nacional, sobretudo nas localidades onde os mesmos não existem.

Para os próximos anos, o governo pretende também concluir a construção do Terminal Oceânico da Barra do Dande e acelerar a construção de novas infraestruturas de armazenagem, visando aumentar a capacidade de estocagem em terra, de derivados para a satisfação do consumo nacional e para exportação.

Angola quer consolidar a liberalização do sector dos derivados do petróleo e do gás, com a implementação do novo mecanismo de determinação dos preços dos combustíveis, baseado na paridade de importação e exportação para todos os produtos, consubstanciado na eliminação gradual do gap actual entre o preço de mercado e o preço fixado.

 Assegurar a construção e funcionamento de mais refinarias e assim aumentar a capacidade de refinação no País e garantir novas descobertas para mais de 3 milhões de barris ao dia, está entre as preocupações do governo de Angola para o período 2022-2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).