Quarta-feira, Março 29, 2023

Angola: Governo prepara condições para que o petróleo deixe de ser a base principal da economia no país

Date:

A visão do governo de Angola, para o período 2022-2027, é a de que o Sector do Petróleo e Gás continue a ser um forte motor de investimento no país, preparando a transição para que o petróleo deixe de ser a base principal da economia angolana, o que requer uma aposta forte na atracção de investimento privado que  permita maximizar a eficiência do sector num curto prazo, nomeadamente a extracção de recursos naturais.

Angola vai assegurar a materialização dos projectos estruturantes de refinação, no sentido de atender às necessidades locais e regionais, com aumento da capacidade de produção de refinados no País. Para este efeito, continuará  a implementação da Estratégia Integrada de Refinação, com vista a acelerar a execução dos principais projectos em curso e avaliar a viabilidade da implementação de uma biorefinaria, que vai dar  continuidade   a  implementação de postos de abastecimento (PA) no território nacional, sobretudo nas localidades onde os mesmos não existem.

Para os próximos anos, o governo pretende também concluir a construção do Terminal Oceânico da Barra do Dande e acelerar a construção de novas infraestruturas de armazenagem, visando aumentar a capacidade de estocagem em terra, de derivados para a satisfação do consumo nacional e para exportação.

Angola quer consolidar a liberalização do sector dos derivados do petróleo e do gás, com a implementação do novo mecanismo de determinação dos preços dos combustíveis, baseado na paridade de importação e exportação para todos os produtos, consubstanciado na eliminação gradual do gap actual entre o preço de mercado e o preço fixado.

 Assegurar a construção e funcionamento de mais refinarias e assim aumentar a capacidade de refinação no País e garantir novas descobertas para mais de 3 milhões de barris ao dia, está entre as preocupações do governo de Angola para o período 2022-2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.