Quarta-feira, Março 29, 2023

Dívida mundial caiu para 247% do PIB em 2021, o maior recuo anual dos últimos 70 anos

Date:

O Fundo Monetário Internacional estima que a dívida mundial tenha encolhido 10 pontos percentuais para 247% do PIB no ano passado, a maior queda deu-se entre as economias avançadas, enquanto os países de baixos rendimentos viram a sua dívida aumentar, famílias e empresas deram maior contributo.

A dívida mundial caiu para 247% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, em comparação com o ano anterior, o rácio da dívida mundial encolheu 10 pontos percentuais em relação ao PIB, o que faz deste o maior recuo anual dos últimos 70 anos, segundo os dados divulgados recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A maior queda anual no rácio da dívida mundial, considerando os stocks de dívida pública e dívida privada não-financeira (das famílias e empresas), deu-se nas economias avançadas. Nessas, a dívida pública e privada caiu em média 10 pontos percentuais no ano passado, para 292% do PIB. No caso da dívida das famílias, houve um recuo de 2 pontos percentuais do PIB face ao ano anterior.

Já nos mercados emergentes, o rácio da dívida reduziu-se sete pontos percentuais para 192% do PIB e o resultado só não foi melhor devido à China que viu a sua dívida (sobretudo dívida privada) aumentar de forma significativa em 2021. Excluindo a China, a dívida dos países emergentes recuou para 130% do PIB no ano passado.

Apesar de o rácio de endividamento ter caído em 2021, a dívida mundial fixou-se em 235 biliões de dólares em 2021, atingindo um novo máximo histórico.

Ainda assim, a queda anual no rácio da dívida mundial correspondeu apenas a um terço do aumento registado no ano anterior, quando o rácio do endividamento global subiu 29 pontos percentuais, para 256% da riqueza produzida a nível mundial (226 biliões USD).

Em contrapartida, os países com baixos rendimentos viram a sua dívida pública e privada aumentar para 88% do PIB em 2021.

Fonte: https://mercado.co.ao/economia/divida-mundial-caiu-para-247-do-pib-em-2021-o-maior-recuo-anual-dos-ultimos-70-anos-FM1248546

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.