Terça-feira, Maio 28, 2024

Dívida mundial caiu para 247% do PIB em 2021, o maior recuo anual dos últimos 70 anos

Date:

O Fundo Monetário Internacional estima que a dívida mundial tenha encolhido 10 pontos percentuais para 247% do PIB no ano passado, a maior queda deu-se entre as economias avançadas, enquanto os países de baixos rendimentos viram a sua dívida aumentar, famílias e empresas deram maior contributo.

A dívida mundial caiu para 247% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, em comparação com o ano anterior, o rácio da dívida mundial encolheu 10 pontos percentuais em relação ao PIB, o que faz deste o maior recuo anual dos últimos 70 anos, segundo os dados divulgados recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A maior queda anual no rácio da dívida mundial, considerando os stocks de dívida pública e dívida privada não-financeira (das famílias e empresas), deu-se nas economias avançadas. Nessas, a dívida pública e privada caiu em média 10 pontos percentuais no ano passado, para 292% do PIB. No caso da dívida das famílias, houve um recuo de 2 pontos percentuais do PIB face ao ano anterior.

Já nos mercados emergentes, o rácio da dívida reduziu-se sete pontos percentuais para 192% do PIB e o resultado só não foi melhor devido à China que viu a sua dívida (sobretudo dívida privada) aumentar de forma significativa em 2021. Excluindo a China, a dívida dos países emergentes recuou para 130% do PIB no ano passado.

Apesar de o rácio de endividamento ter caído em 2021, a dívida mundial fixou-se em 235 biliões de dólares em 2021, atingindo um novo máximo histórico.

Ainda assim, a queda anual no rácio da dívida mundial correspondeu apenas a um terço do aumento registado no ano anterior, quando o rácio do endividamento global subiu 29 pontos percentuais, para 256% da riqueza produzida a nível mundial (226 biliões USD).

Em contrapartida, os países com baixos rendimentos viram a sua dívida pública e privada aumentar para 88% do PIB em 2021.

Fonte: https://mercado.co.ao/economia/divida-mundial-caiu-para-247-do-pib-em-2021-o-maior-recuo-anual-dos-ultimos-70-anos-FM1248546

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).