Quarta-feira, Junho 26, 2024

Diplomatas de Angola e Zâmbia valorizam paz e segurança regionais

Date:

O embaixador de Angola na Etiópia e na União Africana (UA), Miguel Bembe, e a homóloga da Zâmbia, RoseKashembe Sakala, destacaram, terça-feira, em Addis Abeba, a importância da paz e segurança nas agendas de integração regional.

Segundo um comunicado de imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia, os dois diplomatas comprometeram-se a acompanhar as acções de cooperação e colaboração nos domínios da paz e segurança a nível das organizações regionais a que ambos os países estão integrados.

No encontro nas instalações da Missão Diplomática de Angola, o também representante junto da Comissão Económica das Nações Unidas para a África e a sua interlocutora concluíram, no quadro da cooperação bilateral, ser necessário o incremento da cooperação económica, em particular, com a revitalização do Corredor do Lobito.

Foi também evidenciada a importância do projecto de construção da estrada Angola-Zâmbia, através da fronteira de Jimbe-Mwinulunga e da via Mapelenga (Malundo)-Sikongo.

A construção visa colmatar a escassez de infra-estruturas de transportes destinadas a ligar os dois países por via rodoviária. Na ocasião, os diplomatas consideraram que é imprescindível o aumento do volume do comércio e de investimento entre os dois países, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das respectivospopulações.

Os embaixadores Miguel Bembe e Rose Kashembe Sakala sublinharam a importância da implementação dos seis (6) instrumentos jurídicos existentes entre Angola e a Zâmbia, nomeadamente, nas áreas político-diplomática, das infra-estruturas, da justiça, educação e do comércio.

Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de mil 110 quilómetros e são membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).