Segunda-feira, Fevereiro 19, 2024

Diplomatas de Angola e Zâmbia valorizam paz e segurança regionais

Date:

O embaixador de Angola na Etiópia e na União Africana (UA), Miguel Bembe, e a homóloga da Zâmbia, RoseKashembe Sakala, destacaram, terça-feira, em Addis Abeba, a importância da paz e segurança nas agendas de integração regional.

Segundo um comunicado de imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia, os dois diplomatas comprometeram-se a acompanhar as acções de cooperação e colaboração nos domínios da paz e segurança a nível das organizações regionais a que ambos os países estão integrados.

No encontro nas instalações da Missão Diplomática de Angola, o também representante junto da Comissão Económica das Nações Unidas para a África e a sua interlocutora concluíram, no quadro da cooperação bilateral, ser necessário o incremento da cooperação económica, em particular, com a revitalização do Corredor do Lobito.

Foi também evidenciada a importância do projecto de construção da estrada Angola-Zâmbia, através da fronteira de Jimbe-Mwinulunga e da via Mapelenga (Malundo)-Sikongo.

A construção visa colmatar a escassez de infra-estruturas de transportes destinadas a ligar os dois países por via rodoviária. Na ocasião, os diplomatas consideraram que é imprescindível o aumento do volume do comércio e de investimento entre os dois países, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das respectivospopulações.

Os embaixadores Miguel Bembe e Rose Kashembe Sakala sublinharam a importância da implementação dos seis (6) instrumentos jurídicos existentes entre Angola e a Zâmbia, nomeadamente, nas áreas político-diplomática, das infra-estruturas, da justiça, educação e do comércio.

Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de mil 110 quilómetros e são membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.

PGR de Israel pede anulação de lei que impede exoneração de Netanyahu

Jerusalém - A Procuradora-Geral de Israel, Gali Baharav-Miara, defendeu perante o Supremo Tribunal a revogação da lei, aprovada pelo Parlamento em Março, que impede o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser declarado incapaz de exercer o cargo.