Sábado, Julho 27, 2024

BNA obriga à implantação de bancos sistémicos nas sedes municipais

Date:

O Banco Nacional de Angola (BNA) determinou a obrigatoriedade de os bancos comerciais criarem pelo menos um posto bancário em todas as sedes dos 164 municípios angolanos e assegurou a disponibilização de numerário nas capitais das províncias.

O Aviso nº 18/22, de 11 de Outubro, já publicado em Diário da República, refere que a medida surge da necessidade de alargamento da rede bancária, de forma a facilitar o acesso da população a esses serviços. Aumentar os níveis de inclusão financeira constitui também um dos propósitos deste aviso “de aplicação obrigatória” para as instituições financeiras bancárias de importância sistémica e voluntária para as demais instituições financeiras bancárias.

Segundo o banco central, a rede bancária nas sedes municipais pode ser constituída por pontos de atendimento nas modalidades de balcão fixo, balcão móvel, agentes bancários e centros de auto-atendimento.

A definição do horário de funcionamento e atendimento, a operacionalização dos balcões, partilhados por duas ou mais instituições, podem ser livremente definidos pelas instituições bancárias. As instituições financeiras bancárias “podem deduzir diariamente o cumprimento das reservas obrigatórias, o numerário em caixa na sua rede de balcões, incluindo o numerário em caixas automáticas, assim que conclua a expansão da rede bancária”.

O banco central assegura a “disponibilização de numerário nas capitais de províncias”, por via das direcções regionais ou Centros de Custódia de Numerário.

Sanções às instituições financeiras bancárias, em caso de incumprimento, estão previstas no documento.

Várias sedes municipais não têm representações bancárias, facto que leva muitos cidadãos, incluindo idosos e reformados, a percorrerem longas distâncias em busca de serviços bancários, situação que leva a grandes filas à entrada das instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).