Quinta-feira, Março 30, 2023

Económico anuncia novos donos e aumento do capital

Date:

O Banco Económico anunciou, ontem, que passa a ser detido exclusivamente pelo Económico – Fundo de Capital de Risco de Subscrição Particular, integrado pelos maiores depositantes, e aumentou o capital social em 271.500 milhões de kwanzas.

Numa nota de imprensa divulgada, o Banco Económico (BE) anuncia que aprovou, em Assembleia-Geral, as contas de 2019, 2020 e 2021 e reestruturou a sua base accionista, passando a ser detido por aquele organismo de investimento colectivo.

Esta entidade é supervisionada pela Comissão do Mercado de Capitais e integra em exclusivo os depositantes que voluntariamente aderiram à iniciativa de recapitalização do banco.

Em resultado, acrescenta-se no comunicado, o BE tornou-se integralmente privado, sendo o seu accionista único uma entidade regulada, “o que representa um maior alinhamento com as actuais exigências regulatórias”.

Além do aumento de capital, tal como previsto nas medidas do Plano de Recapitalização e Reestruturação aprovadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA), a reposição dos fundos próprios foi realizada pela emissão de Títulos de Participação Perpétuos (TPP), com a equivalência deste instrumento a fundos próprios principais.

A emissão dos TPP e o aumento do capital social nos montantes de, respectivamente, 121.196 milhões de kwanzas e 271.500 milhões de kwanzas, já foram integralmente realizados, refere a nota de imprensa do banco.

Estão em curso “medidas complementares de recapitalização” que prevêem um total de fundos próprios regulamentares de 110.917 milhões de kwanzas, para que o BE apresente rácios de solvabilidade em linha com as exigências regulamentares.

O novo accionista deliberou também a nomeação dos novos órgãos sociais para o triénio de 2022 a 2024, que terão Pedro Cruchinho, como presidente do Conselho de Administração, e Carlos Duarte, como presidente da Comissão Executiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.