Quarta-feira, Março 29, 2023

BFA revê o crescimento de Angola para mais de 4,0%

Date:

O Gabinete de Estudos do Banco Fomento Angola (BFA) situou o crescimento de Angola deste ano para acima de 4,0 por cento, estimando um abrandamento, em 2023, entre 2,0 e 3,0 por cento.

Conforme uma nota citada pela Lusa, em Maio, o BFA previa que o PIB de Angola crescesse entre 5,2 por cento e 5,7 por cento este ano, o que seria o ritmo de crescimento mais elevado desde 2012, quando a economia angolana cresceu 8,5 por cento.

“Estamos a rever a nossa perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em ligeira baixa, esperando, ainda assim, uma subida seguramente acima dos 4,0 por cento”, disse o economista-chefe do banco, José Cerdeira, no seguimento da nota de análise sobre a evolução do PIB no segundo trimestre.

O Fundo Monetário Internacional estima que Angola cresça 2,9 por cento este ano, em linha com a previsão oficial do Governo, que ronda os 3,0 por cento.

Como se vê a previsão dos analistas do BFA são ainda mais optimistas que as do Governo e do Fundo Monetário Internacional, um indicador que não altera significativamente a perspectivas do mercado, considerando a confiança que se vê nas reformas em curso e mais ainda apoiadas pela alta do preço do petróleo, o principal produto de exportação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.