Sexta-feira, Junho 2, 2023

Angola em destaque na reunião do Processo Kimberley no Dubai

Date:

O Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley analisou um conjunto de propostas apresentadas pelos responsáveis dos subgrupos de trabalhos criados durante a reunião do órgão, realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, em Fevereiro último.

Nos dois dias de trabalho, 12 e 13 do mês em curso, os representantes dos países-membros do Processo Kimberley, Indústria e Sociedade Civil discutiram e avaliaram, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, as propostas do subgrupo da Definição, dirigido pelo Conselho Mundial de Diamantes, da Assistência Técnica dirigida pela República da África do Sul.

Os participantes à reunião reflectiram igualmente sobre as propostas do subgrupo de Documentação Principal, dirigido pela República do Botswana, e ainda do subgrupo de Boas Práticas e Boa Governação, dirigido pela República Índia.

As propostas em referência serão agora submetidas à aprovação da Presidência do Processo Kimberley, actualmente assumida pela República do Zimbabwe, tendo como Vice presidente os Emirados Árabes Unidos. Recorde-se que o Comité Ad-hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley, é dirigido pelo angolano Estanislau Buio, que desempenhará estas funções por um período de três anos.

O Processo Kimberley é um órgão de certificação da origem dos diamantes e criado para travar a compra e venda de diamantes provenientes de áreas em conflitos. Angola está representada na reunião do Dubai por uma delegação encabeçada pelo Coordenador Nacional do Processo Kimberley, Engenheiro Paulo Mvika

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Acordo do Teto da Dívida dos EUA Anima os Preços do Petróleo

O petróleo bruto começou a ser negociado em alta nesta semana, depois que o presidente Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo provisório sobre o aumento do teto da dívida americana.

Nigéria pondera fim do subsídio dos combustíveis

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, anunciou a intenção de retirar o subsídio dos combustíveis, na segunda-feira, sem definir um prazo.

Vice-Presidente da República defende Educação ao serviço da paz e harmonia social

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, quarta-feira, em Luanda, que a Educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e até globais.

Angola dá passos significativos e eficazes no combate à corrupção

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, considerou, ontem, em Luanda, que Angola tem estado a dar passos significativos e eficazes no combate à corrupção, com a implementação de reformas e fortalecimento dos poderes das instituições existentes e a criação de novos serviços dedicados ao combate a este mal.