Início Banca Wall Street regista queda após divulgação de dados do emprego

Wall Street regista queda após divulgação de dados do emprego

0
17
manhattan office building

A bolsa de Nova Iorque registava uma queda acentuada no início da sessão, após a divulgação do relatório mensal sobre o emprego nos Estados Unidos, que favorece a adopção de medidas mais agressivas de combate à inflação.

Logo ao meio da tarde, o índice Dow Jones perdia 1,56 por cento para 29.460,43 pontos e o Nasdaq descia 2,67 por cento para 10.777,62 pontos.

O índice alargado S&P 500 baixava 1,80 por cento para 3.676,65 pontos. Pouco antes da abertura do mercado, o Departamento do Trabalho divulgou o relatório sobre o emprego nos Estados Unidos em Setembro, que foi melhor do que o esperado.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos baixou para 3,5 por cento em Setembro, nível que tinha antes da pandemia de Covid-19, mas a criação de emprego abrandou.

A economia norte-americana criou 263.000 empregos no mês passado, um abrandamento em relação aos 315.000 de Agosto, numa altura em que estão a ser adoptadas medidas de combate à inflação que implicam uma desaceleração do mercado laboral.

Apesar da desaceleração na criação de emprego em Setembro, o mercado de trabalho continua sólido, o que permite ao banco central norte-americano continuar o endurecimento da sua política monetária, após sucessivas subidas das taxas de juro para travar a inflação.

O mercado esperava para ver se os dados de Setembro seriam mais fracos e levariam a Reserva Federal (Fed) a mudar de rumo, numa altura em que o preço do dinheiro afasta muitos investidores do mercado de acções e alimenta receios de uma recessão. No índice Dow Jones, as tecnológicas destacavam-se nas descidas, com a Microsoft a perder 4,19 por cento e a Apple 2,75 por cento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui