Segunda-feira, Maio 20, 2024

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Date:

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Ocorrido de 22 e 23 de Março de 2023, na Cidade de Victoria Falls, Zimbabue, a reunião foi aberta pelo Presidente Emerson Munanghague. Na ocasião, o Chefe de Estado zimbabuano enfatizou a importância da Organização na defesa dos interesses do continente e a necessidade de agregar valor aos diamantes, em benefício dos povos e nações africanas e felicitou a República Unida da Tanzânia que terminou o mandato de Presidente do Conselho de Ministros da ADPA.

Um dos momentos mais altos da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da ADPA foi a tomada de posse da nova Direcção. Na circunstância, o Ministro de Minas e Desenvolvimento Mineiro da República de Zimbabue, Wilson Chitango, tomou posse como Presidente do Conselho de Ministros e a República da Serra Leoa foi indicada para o cargo de Vice-presidente da ADPA. A angolana Justina Fernando tomou posse como Directora Adjunta para Area de Suporte da Organização.

Os participantes ao evento aprovaram o Relatório do Comité de Peritos e ultrapassaram os constrangimentos relacionados com a eleição da Namíbia para Directora Executiva Adjunta para Planeamento Estratégico. O Secretário de Estado Jânio Corrêa Víctor fez-se acompanhar do Director do Gabinete de Intercâmbio do MIREMPET, Luís António, do Secretário Executivo da Comissão do Processo Kimberley, Estanislau Buio, bem como do Director de Negocios da Endiama, Etelvino Fialho.

São membros da ADPA Angola, Camarões, Congo, RDC, República Centro Africana, República da Guiné, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Argélia, Mauritânia, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Gabão e o país anfitrião.

Fonte: Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás Angola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).