Terça-feira, Junho 25, 2024

MIREMPET apela respeito ao ambiente na actividade mineira

Date:

Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) recomendou hoje o desenvolvimento da actividade mineira de forma harmoniosa, sustentável e com respeito ao meio ambiente e dos direitos humanos.

Esta posição do MIREMPET foi manifesta hoje pelo assessor do titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Makenda Ambroise, quando falava na abertura do fórum Recursos naturais uma bênção para todos?, em representação do ministro.

Segundo Mankenda Ambroise, que já foi secretário de Estado da Geologia e Minas, disse que os recursos naturais são o ponto de partida e de chegada para o desenvolvimento de qualquer país, porque não havendo recursos não há desenvolvimento.

Referindo-se a acções do Governo em benefício das comunidades onde são exploradas recursos minerais, disse que o MIREMPET tem envidado esforços para mobilizar potenciais investidores para desenvolver projectos minerais e as comunidades.

O assessor realçou, por outro lado, que o fórum está a decorrer num bom momento porque há, nesse período, uma concentração na preparação do Plano de Desenvolvimento Nacional em que todos podem contribuir.

Citando o Presidente da República, João Lourenço, na sua mensagem sobre o Estado da Nação, disse que mostrou que a ?estratégia que estamos a levar a cabo vai ajudar para que a actividade mineira seja desenvolvida com harmonia entre o homem e a natureza “.

Sob o lema: Indústria extractiva e transição energética em Angola, o fórum está a debater, entre outros, temas como ?A visão da sociedade civil sobre o desenvolvimento sustentável das comunidades em zonas de exploração dos recursos naturais?, e ?Os desafios para a transparência na indústria extractiva e seu impacto na economia?.

O evento, que termina no dia 9 de Dezembro, decorre no hotel Trópico e conta com a participação de entidades religiosas e da sociedade civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).