Segunda-feira, Fevereiro 19, 2024

MIREMPET apela respeito ao ambiente na actividade mineira

Date:

Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) recomendou hoje o desenvolvimento da actividade mineira de forma harmoniosa, sustentável e com respeito ao meio ambiente e dos direitos humanos.

Esta posição do MIREMPET foi manifesta hoje pelo assessor do titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Makenda Ambroise, quando falava na abertura do fórum Recursos naturais uma bênção para todos?, em representação do ministro.

Segundo Mankenda Ambroise, que já foi secretário de Estado da Geologia e Minas, disse que os recursos naturais são o ponto de partida e de chegada para o desenvolvimento de qualquer país, porque não havendo recursos não há desenvolvimento.

Referindo-se a acções do Governo em benefício das comunidades onde são exploradas recursos minerais, disse que o MIREMPET tem envidado esforços para mobilizar potenciais investidores para desenvolver projectos minerais e as comunidades.

O assessor realçou, por outro lado, que o fórum está a decorrer num bom momento porque há, nesse período, uma concentração na preparação do Plano de Desenvolvimento Nacional em que todos podem contribuir.

Citando o Presidente da República, João Lourenço, na sua mensagem sobre o Estado da Nação, disse que mostrou que a ?estratégia que estamos a levar a cabo vai ajudar para que a actividade mineira seja desenvolvida com harmonia entre o homem e a natureza “.

Sob o lema: Indústria extractiva e transição energética em Angola, o fórum está a debater, entre outros, temas como ?A visão da sociedade civil sobre o desenvolvimento sustentável das comunidades em zonas de exploração dos recursos naturais?, e ?Os desafios para a transparência na indústria extractiva e seu impacto na economia?.

O evento, que termina no dia 9 de Dezembro, decorre no hotel Trópico e conta com a participação de entidades religiosas e da sociedade civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.

PGR de Israel pede anulação de lei que impede exoneração de Netanyahu

Jerusalém - A Procuradora-Geral de Israel, Gali Baharav-Miara, defendeu perante o Supremo Tribunal a revogação da lei, aprovada pelo Parlamento em Março, que impede o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser declarado incapaz de exercer o cargo.