Segunda-feira, Fevereiro 19, 2024

Maior FLNG do Mundo Retoma a Produção

Date:

A instalação flutuante de produção de LNG Prelude, localizada na costa da Austrália, retomou a produção e as exportações, depois que as suas operações foram interrompidas no início deste ano devido a uma disputa entre a empresa e os trabalhadores que levou a uma acção sindical. 

Após semanas de negociações, as duas partes conseguiram chegar a um acordo no mês passado e encerrar a suspensão das operações na instalação. O acordo empresarial foi apoiado pela maioria dos funcionários em uma votação formal e deve entrar em vigor no início de Outubro de 2022. O projecto Prelude tem capacidade de exportação anual de 3,6 milhões de toneladas de gás natural liquefeito, além de 1,3 milhão de toneladas de condensados e 400.000 toneladas de gás liquefeito de petróleo, começou a produção em dezembro de 2018, com o primeiro LNG sendo exportado um ano depois. 

A interrupção das actividades no início deste ano contribuiu ainda mais para o agravamento da situação em torno do fornecimento global de gás, visto que a União Europeia busca a todo o custo armazenar gás antes do inverno. Agora, por conta das sanções aplicadas à Rússia e a consequente redução gradual do fluxo de gás via pipeline Nord Stream 1, o LNG da Austrália tem sido uma importante escapatória para as necessidades de energia da Europa.  

Embora o maior mercado para o LNG produzido nos megaprojectos offshore da Austrália seja a região da Ásia, nos últimos meses, grande parte dos volumes de LNG foram desviados de seus destinos asiáticos e revendidos à Europa, a um preço relativamente alto em relação ao que é comumente praticado no mercado.  

Os megaprojectos na Austrália ajudaram o país a alcançar o primeiro lugar no ranking de exportações de LNG no ano passado, com um total de 80,9 milhões de toneladas de LNG vendidas globalmente. Para este ano, espera-se que a nação se mantenha na mesma posição de maior exportador de LNG a nível mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.

PGR de Israel pede anulação de lei que impede exoneração de Netanyahu

Jerusalém - A Procuradora-Geral de Israel, Gali Baharav-Miara, defendeu perante o Supremo Tribunal a revogação da lei, aprovada pelo Parlamento em Março, que impede o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser declarado incapaz de exercer o cargo.