Início Petróleo e Gás Maior FLNG do Mundo Retoma a Produção

Maior FLNG do Mundo Retoma a Produção

0
15

A instalação flutuante de produção de LNG Prelude, localizada na costa da Austrália, retomou a produção e as exportações, depois que as suas operações foram interrompidas no início deste ano devido a uma disputa entre a empresa e os trabalhadores que levou a uma acção sindical. 

Após semanas de negociações, as duas partes conseguiram chegar a um acordo no mês passado e encerrar a suspensão das operações na instalação. O acordo empresarial foi apoiado pela maioria dos funcionários em uma votação formal e deve entrar em vigor no início de Outubro de 2022. O projecto Prelude tem capacidade de exportação anual de 3,6 milhões de toneladas de gás natural liquefeito, além de 1,3 milhão de toneladas de condensados e 400.000 toneladas de gás liquefeito de petróleo, começou a produção em dezembro de 2018, com o primeiro LNG sendo exportado um ano depois. 

A interrupção das actividades no início deste ano contribuiu ainda mais para o agravamento da situação em torno do fornecimento global de gás, visto que a União Europeia busca a todo o custo armazenar gás antes do inverno. Agora, por conta das sanções aplicadas à Rússia e a consequente redução gradual do fluxo de gás via pipeline Nord Stream 1, o LNG da Austrália tem sido uma importante escapatória para as necessidades de energia da Europa.  

Embora o maior mercado para o LNG produzido nos megaprojectos offshore da Austrália seja a região da Ásia, nos últimos meses, grande parte dos volumes de LNG foram desviados de seus destinos asiáticos e revendidos à Europa, a um preço relativamente alto em relação ao que é comumente praticado no mercado.  

Os megaprojectos na Austrália ajudaram o país a alcançar o primeiro lugar no ranking de exportações de LNG no ano passado, com um total de 80,9 milhões de toneladas de LNG vendidas globalmente. Para este ano, espera-se que a nação se mantenha na mesma posição de maior exportador de LNG a nível mundial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui