Terça-feira, Junho 25, 2024

Maior FLNG do Mundo Retoma a Produção

Date:

A instalação flutuante de produção de LNG Prelude, localizada na costa da Austrália, retomou a produção e as exportações, depois que as suas operações foram interrompidas no início deste ano devido a uma disputa entre a empresa e os trabalhadores que levou a uma acção sindical. 

Após semanas de negociações, as duas partes conseguiram chegar a um acordo no mês passado e encerrar a suspensão das operações na instalação. O acordo empresarial foi apoiado pela maioria dos funcionários em uma votação formal e deve entrar em vigor no início de Outubro de 2022. O projecto Prelude tem capacidade de exportação anual de 3,6 milhões de toneladas de gás natural liquefeito, além de 1,3 milhão de toneladas de condensados e 400.000 toneladas de gás liquefeito de petróleo, começou a produção em dezembro de 2018, com o primeiro LNG sendo exportado um ano depois. 

A interrupção das actividades no início deste ano contribuiu ainda mais para o agravamento da situação em torno do fornecimento global de gás, visto que a União Europeia busca a todo o custo armazenar gás antes do inverno. Agora, por conta das sanções aplicadas à Rússia e a consequente redução gradual do fluxo de gás via pipeline Nord Stream 1, o LNG da Austrália tem sido uma importante escapatória para as necessidades de energia da Europa.  

Embora o maior mercado para o LNG produzido nos megaprojectos offshore da Austrália seja a região da Ásia, nos últimos meses, grande parte dos volumes de LNG foram desviados de seus destinos asiáticos e revendidos à Europa, a um preço relativamente alto em relação ao que é comumente praticado no mercado.  

Os megaprojectos na Austrália ajudaram o país a alcançar o primeiro lugar no ranking de exportações de LNG no ano passado, com um total de 80,9 milhões de toneladas de LNG vendidas globalmente. Para este ano, espera-se que a nação se mantenha na mesma posição de maior exportador de LNG a nível mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).