Segunda-feira, Maio 27, 2024

IGEO apresenta estudos geológicos sobre minerais críticos

Date:

O Instituto Geológico de Angola apresentou ontem, terça-feira 30 de Maio, no Fórum de Negócio Mineiro, organizado pela mining eventos, em Luanda, três temas que levantaram aos participantes, acessos debates, destacadamente Planageo, Minerais Críticos, e Levantamento Geológico.  

João Quituxe, primeiro painelista, fez saber que o Planageo é um programa objectivado na melhoria de conhecimento geológico e o potencial mineiro alocado no território nacional.

“Serve ainda, de alavanca no fornecimento de informações viáveis e confiáveis aos investidores que queiram investir em Angola, acrescentou Quituxe.

Para Nelson Capalo, que dissertou o tema levantamento geológico e minerais críticos, sublinhou que esses, são ingredientes excelentes, para a produção sustentável de materiais avançados pois podem ser reciclados infinitamente sem perderem nenhuma das suas propriedades químicas ou físicas.

“Afortunadamente dos 51 minerais considerados mais críticos do mundo Angola dispõe de 36, nomeadamente o cromo, cobalte, cobre, grafite, chumbo, níquel, ferro e tantos outros”, salientou Capalo.

Segundo Capalo, o critério de crítico para África é vasto cada país deve definir os seus minerais críticos.

No caso de Angola, são definidos como minerais críticos e que também passam para estratégicos, o lítio, minerais de ferro, níquel, chumbo, cobre e elementos das terras raras só para citar, explicou Nelson Capalo.

Ainda em angola temos a ocorrência do Nídio facilitada através dos minerais dos monacita representado 18% das terras raras, com uma vasta gama de aplicabilidade, em colorir vidros, fabricação de óculos, uso na medicina, indústria cinemática, aviões e tantos outros, certificou o especialista.

Já João Ricardo, sublinhou que os minerais críticos, são elementos que visam proporcionar o desenvolvimento da sociedade ou de um país de uma forma sustentável.

Neste particular falar dos minerais críticos, Angola não está ausente da política mineira gizada ao nível mundial, sobre transformação dos minerais críticos à transição energética.

Fonte: ENDIAMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).