A mineradora canadense Iamgold anunciou a nomeação de Renaud Adams como presidente e CEO, substituindo a presidente Maryse Bélanger, que atuava como presidente interina e CEO durante o processo de seleção de executivos.

Além disso, Maarten Theunissen foi nomeado CFO permanente, tendo atuado em um cargo interino desde setembro do ano passado.
“A nomeação de Renaud Adams representa o culminar de um extenso e rigoroso processo de busca liderado pelo comitê de busca de CEOs do conselho”, disse Bélanger.
“Renaud oferece a rara combinação de experiência operacional, estratégica e nos mercados de capitais, com um histórico comprovado de liderar uma cultura de segurança em primeiro lugar, atributos que são essenciais para liderar uma empresa de mineração global hoje. Todo o conselho espera trabalhar com Renaud como ele fornece a liderança para guiar a Iamgold em direção ao seu objetivo de se tornar um produtor líder de ouro de alta margem.”
Adams tem mais de 30 anos de experiência global em mineração em cargos executivos seniores e operações. Foi presidente e CEO da New Gold de 2018 a 2022, onde liderou o reposicionamento estratégico da empresa e o turnaround de suas operações. Antes da New Gold, Adams foi presidente e CEO da Richmont Mines de 2014 até a empresa ser vendida para a Alamos Gold em novembro de 2017.
Adams disse que estava entusiasmado com a oportunidade de liderar Iamgold em seu próximo capítulo.
“Hoje, a empresa está em um momento emocionante, pronta para colocar em produção o projeto de ouro de Côté e iniciar a operação do que será a próxima mina de ouro de baixo custo, grande escala e vida longa do Canadá. Esta é uma mina que será um modelo para a mineração no Canadá e uma transformação para a Iamgold.
“Este é, de certa forma, um retorno para casa dos meus primeiros dias na Iamgold em operações. Tenho orgulho de liderar uma empresa com uma adesão inabalável a uma cultura Zero Harm, que é um compromisso com a mineração responsável que foi instituído em meu primeiro ano na Iamgold, há mais de 16 anos”, disse Adams.
Theunissen tem mais de 15 anos de experiência progressiva na indústria de mineração. Antes de ingressar na empresa, Theunissen foi CFO de uma produtora júnior canadense de ouro e vice-presidente sênior de finanças de uma das maiores produtoras de urânio do mundo.
Theunissen é um revisor oficial de contas (designado na África do Sul e no Canadá) e iniciou sua carreira na KPMG, onde foi gerente de um grupo de mineração.