Sexta-feira, Junho 2, 2023

EUA e África assumem contratos de USD 18 biliões

Date:

A reunião de cúpula, que reuniu durante três dias, mais de 49 Chefes de Estado e influentes homens de negócios, permitiu o estabelecimento de parcerias estratégicas entre empresas americanas e africanas do sector privado, em representação de 47 países.

A Cimeira de Líderes EUA-África encerrou-se ao princípio da noite de quinta-feira, em Washington, capital dos Estados Unidos da América, com um “saldo” de USD 18 biliões, resultantes de 200 contratos-promessa.

A reunião de cúpula, que reuniu, durante três dias, mais de 49 Chefes de Estado e influentes homens de negócios, permitiu o estabelecimento de parcerias estratégicas entre empresas americanas e africanas do sector privado, em representação de 47 países.

Segundo o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que falava em conferência de imprensa sobre os ganhos da cimeira, uma iniciativa do Presidente norte-americano Joe Biden, os contratos-promessa foram assumidos em vários domínios, entre os quais o da tecnologia.

“Nós fechamos mais 200 negócios ou acordos comerciais, entre 47 países africanos, chegando a 18 biliões de dólares”, sublinhou.

De acordo com o governante, a cimeira de Washington ajudou a fortalecer, sobremaneira, as relações do seu país com os estados de África, permitindo a criação de pontes para uma parceria efectiva.

Conforme a fonte, os EUA vão investir USD 55 biliões nos próximos três anos, no quadro desta parceria, sublinhando que estão a investir bastantes recursos para as prioridades compartilhadas.

Explicou que o Fórum Económico, um dos eventos mais importantes da cimeira, reuniu responsáveis de mais de trezentas companhias africanas e americanas, e chefes de cinquenta e duas delegações, o que permitiu novas conexões e oportunidades de investimento.

Anunciou que, no quadro da parceria, o Governo dos EUA pretende trabalhar com o Congresso para investir mais de USD 350 numa nova iniciativa para a transformação digital em África.

Afirmou que o seu país oferece para os seus parceiros africanos investimentos transparentes, de boa qualidade e sustentáveis para o planeta, que possam ajudar a empoderar as comunidades locais.

Acrescentou que os EUA não pretendem ditar as escolhas de África, cabendo aos estados do continente definir em que sectores pretendem criar parcerias e obter futuros investimentos.

Fonte:https://mercado.co.ao/economia/eua-e-africa-assumem-contratos-de-usd-18-bilioes-DN1249511

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Acordo do Teto da Dívida dos EUA Anima os Preços do Petróleo

O petróleo bruto começou a ser negociado em alta nesta semana, depois que o presidente Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo provisório sobre o aumento do teto da dívida americana.

Nigéria pondera fim do subsídio dos combustíveis

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, anunciou a intenção de retirar o subsídio dos combustíveis, na segunda-feira, sem definir um prazo.

Vice-Presidente da República defende Educação ao serviço da paz e harmonia social

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, quarta-feira, em Luanda, que a Educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e até globais.

Angola dá passos significativos e eficazes no combate à corrupção

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, considerou, ontem, em Luanda, que Angola tem estado a dar passos significativos e eficazes no combate à corrupção, com a implementação de reformas e fortalecimento dos poderes das instituições existentes e a criação de novos serviços dedicados ao combate a este mal.