Sexta-feira, Junho 2, 2023

Eni Compra Activos Upstream da bp na Argélia

Date:

A companhia italiana de energia Eni, assinou um acordo para adquirir o negócio do upstream da bp na Argélia, incluindo as concessões de produção de gás In Amenas e In Salah, que produziram um total combinado de 11 Bm3  de gás natural e 12 MMBBLS de condensado e gás liquefeito de petróleo (GLP) em 2021.  

O acordo abrange a participação de 45,89% da bp no projecto In Amenas e uma participação de 33,15% no projecto In Salah, ambos operados por joint ventures (JV) sob propriedade da bp, Equinor e a estatal argelina Sonatrach. 

A joint venture da concessão In Salah iniciou a produção em 2004 e desenvolveu 7 campos de gás no sul do Saara, nomeadamente os campos Teg, Reg, Krechba, Gour Mahmoud, In Salah, Garet el Befinat e Hassi Moumene, ao passo que o consórcio que opera o projecto In Amenas produz gás e condensados da bacia de Illizi desde 2006. Parte do gás produzido nessas áreas é comercializado na Europa com base num contrato de compra e venda de longo prazo.   

Com essa aquisição a Eni perspectiva fortalecer a sua presença na Argélia e contribuir ainda mais para as necessidades de gás da Europa, uma vez que este país africano é um dos maiores fornecedores de gás para o bloco europeu.  O negócio também permitirá que o player italiano amplie a sua carteira de activos no país e crie sinérgicas oportunidades de desenvolvimento, principalmente focadas no aumento da produção de gás, à medida que a empresa marca passos no sentido de concretizar a sua meta de elevar a capacidade de produção para mais de 120 KBOPD até 2023.  

No entanto, a operação de compra está condicionada à aprovação das autoridades competentes argelinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Acordo do Teto da Dívida dos EUA Anima os Preços do Petróleo

O petróleo bruto começou a ser negociado em alta nesta semana, depois que o presidente Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo provisório sobre o aumento do teto da dívida americana.

Nigéria pondera fim do subsídio dos combustíveis

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, anunciou a intenção de retirar o subsídio dos combustíveis, na segunda-feira, sem definir um prazo.

Vice-Presidente da República defende Educação ao serviço da paz e harmonia social

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, quarta-feira, em Luanda, que a Educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e até globais.

Angola dá passos significativos e eficazes no combate à corrupção

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, considerou, ontem, em Luanda, que Angola tem estado a dar passos significativos e eficazes no combate à corrupção, com a implementação de reformas e fortalecimento dos poderes das instituições existentes e a criação de novos serviços dedicados ao combate a este mal.