Terça-feira, Maio 21, 2024

Eni Compra Activos Upstream da bp na Argélia

Date:

A companhia italiana de energia Eni, assinou um acordo para adquirir o negócio do upstream da bp na Argélia, incluindo as concessões de produção de gás In Amenas e In Salah, que produziram um total combinado de 11 Bm3  de gás natural e 12 MMBBLS de condensado e gás liquefeito de petróleo (GLP) em 2021.  

O acordo abrange a participação de 45,89% da bp no projecto In Amenas e uma participação de 33,15% no projecto In Salah, ambos operados por joint ventures (JV) sob propriedade da bp, Equinor e a estatal argelina Sonatrach. 

A joint venture da concessão In Salah iniciou a produção em 2004 e desenvolveu 7 campos de gás no sul do Saara, nomeadamente os campos Teg, Reg, Krechba, Gour Mahmoud, In Salah, Garet el Befinat e Hassi Moumene, ao passo que o consórcio que opera o projecto In Amenas produz gás e condensados da bacia de Illizi desde 2006. Parte do gás produzido nessas áreas é comercializado na Europa com base num contrato de compra e venda de longo prazo.   

Com essa aquisição a Eni perspectiva fortalecer a sua presença na Argélia e contribuir ainda mais para as necessidades de gás da Europa, uma vez que este país africano é um dos maiores fornecedores de gás para o bloco europeu.  O negócio também permitirá que o player italiano amplie a sua carteira de activos no país e crie sinérgicas oportunidades de desenvolvimento, principalmente focadas no aumento da produção de gás, à medida que a empresa marca passos no sentido de concretizar a sua meta de elevar a capacidade de produção para mais de 120 KBOPD até 2023.  

No entanto, a operação de compra está condicionada à aprovação das autoridades competentes argelinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).