Segunda-feira, Janeiro 30, 2023

BNA extingue Departamento de Controlo Cambial

Date:

O BNA decidiu dar por finda a missão do Departamento de Controlo Cambial cuja existência era justificada pelo trabalho de execução dos controlos administrativos das operações cambiais, agora descontinuados.

O Banco Nacional de Angola (BNA) fez saber, esta terça-feira, em comunicado, que extinguiu na sua estrutura funcional o Departamento de Controlo Cambial.

De acordo com o banco central, desde 2017, a instituição deu início a um conjunto de reformas no mercado cambial, com o objectivo de implementar um regime de taxa de câmbio flexível, definida pelo mercado com base na procura e oferta de moeda estrangeira e eliminar as restrições administrativas e tornar as operações cambiais mais fluidas.

A taxa de câmbio de mercado promove uma alocação mais eficiente da moeda estrangeira, tornando redundantes os controlos administrativos associados às operações cambiais realizados pelo banco central.

Por essa razão, uma vez implementado o regime de taxa de câmbio definida pelo mercado, o Banco Nacional de Angola foi eliminando a necessidade de licenciamento de operações cambiais.

Neste contexto, o BNA decidiu dar por finda a missão do Departamento de Controlo Cambial cuja existência era justificada pelo trabalho de execução dos controlos administrativos das operações cambiais, agora descontinuados.

Conforme a nota do banco central, esta reorganização interna permite ao Banco Nacional de Angola melhorar a eficácia da supervisão preventiva do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo no sector bancário, abrangendo operações em moeda nacional e estrangeira e assim reforçar a sustentabilidade do sector.

O regulador dá nota que as reformas implementadas serviram também para realçar a responsabilidade dos bancos comerciais na validação da legitimidade de todas as operações cambias processadas a pedido dos clientes, já definida na legislação e regulamentação sobre a prevenção do branqueamento de capitais e combate ao financiamento do terrorismo, bem como na regulamentação cambial.

Fonte: https://mercado.co.ao/economia/bna-extingue-departamento-de-controlo-cambial-CX1246361

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Indústria de Oil & Gas Offshore Está de Volta

Logo após a realização do World Economic Forum na semana passada em Davos, em que vários palestrantes tiveram palavras duras em relação a indústria de petróleo e gás, incluindo o chefe da ONU, António Guterres, e o chefe da IEA, Fatih Birol, com mensagens claras sobre “precisamos parar de produzir petróleo e gás para resolver o problema climático mundial”

ITIE Angola terá auditor independente

A ITIE-Angola assumiu o compromisso de contratar um auditor Independente até Março de 2023.

Processo kimberley: mirempet indica presidente do comité ad-hoc

Estanislau Buio indicado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para presidir o Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley com efeitos a partir de 2023.

OPEP+ Produziu Mais Petróleo em Dezembro.

A coalizão OPEP+ viu a sua produção combinada de petróleo aumentar em 140 KBPD para 42,71 MBPD em Dezembro, porém a aliança ainda está 1,8 MBPD abaixo da sua meta.