sábado, dezembro 3, 2022

Banco Mundial e FMI preocupados com riscos crescentes

Date:

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, e a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disseram que há um risco crescente de recessão global, com a inflação permanecendo um problema contínuo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Existe um risco e um perigo real de uma recessão mundial no próximo ano”, disse Malpass em um diálogo com Georgieva no início dos encontros anuais das duas instituições. Ele citou desaceleração do crescimento nas economias desenvolvidas e depreciação cambial em muitos países em desenvolvimento.

Georgieva disse que o FMI vê “um problema significativo” na China, a segunda maior economia do mundo, onde a volatilidade está prejudicando o crescimento.

 
Crise de dívida

O mundo está prestes a enfrentar “uma quinta vaga de crise de dívida”, alertou o presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass, ao lançar um apelo para apoio aos países em dificuldades.

A pandemia levou muitos países a contraírem mais empréstimos para apoiarem a economia, enfrentando agora dificuldades com a dívida, devido aos efeitos da inflação e da subida das taxas de juro.

“Estou preocupado com o nível de endividamento, preocupado com vários países”, declarou Malpass numa conferência de imprensa ‘online’.

“Só em 2022, cerca de 44 mil milhões de dólares de dívida, detidos pelo sector privado ou por outros Estados, venceram”, em vários países pobres, um montante superior à ajuda internacional que esses países recebem, apontou.

“Actualmente, estamos a enfrentar o que acho que é uma quinta vaga de crise da dívida”, acrescentou, pedindo “mais transparência” sobre os níveis de endividamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Angola Lança Relatório Especial do Sector Petrolífero na Angola Oil and Gas (AOG) 2022

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola (MIREMPET) lançou o seu Relatório Especial sobre o Sector Petrolífero durante a cerimónia de abertura da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas (AOG) 2022 (http://bit.ly/3UyBCpP) na terça-feira.

Isabel dos Santos vai concorrer à Presidência de Angola se a oportunidade surgir – “Procuraram manchar a minha reputação para venderem a UNITEL aos...

A empresária Isabel dos Santos disse que quer ser candidata à Presidência da República, "se a oportunidade surgir", porque Angola "precisa de um novo futuro político" e diz acreditar que "há muitas pessoas" que vão estar com ela nessa batalha.

Economia timorense está lentamente a recuperar

A economia de Timor-Leste está lentamente a recuperar, depois de uma recuperação de 2,9% em 2021, a economia está no caminho certo para crescer ainda mais 3,0% em 2022", refere o relatório, com o tema "Honrar o passado, garantir o futuro".

Sonangol dá início a construção do segundo Navio petroleiro

O arranque da construção do segundo navio foi formalizado no dia 28 deste mês, na cidade de Mokpo, Coreia do Sul, com a tradicional cerimónia de corte de aço referente ao casco 8021, segundo navio do projecto da tipologia Suezmax.