Sábado, Maio 25, 2024

Banco Mundial e FMI preocupados com riscos crescentes

Date:

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, e a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disseram que há um risco crescente de recessão global, com a inflação permanecendo um problema contínuo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Existe um risco e um perigo real de uma recessão mundial no próximo ano”, disse Malpass em um diálogo com Georgieva no início dos encontros anuais das duas instituições. Ele citou desaceleração do crescimento nas economias desenvolvidas e depreciação cambial em muitos países em desenvolvimento.

Georgieva disse que o FMI vê “um problema significativo” na China, a segunda maior economia do mundo, onde a volatilidade está prejudicando o crescimento.

 
Crise de dívida

O mundo está prestes a enfrentar “uma quinta vaga de crise de dívida”, alertou o presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass, ao lançar um apelo para apoio aos países em dificuldades.

A pandemia levou muitos países a contraírem mais empréstimos para apoiarem a economia, enfrentando agora dificuldades com a dívida, devido aos efeitos da inflação e da subida das taxas de juro.

“Estou preocupado com o nível de endividamento, preocupado com vários países”, declarou Malpass numa conferência de imprensa ‘online’.

“Só em 2022, cerca de 44 mil milhões de dólares de dívida, detidos pelo sector privado ou por outros Estados, venceram”, em vários países pobres, um montante superior à ajuda internacional que esses países recebem, apontou.

“Actualmente, estamos a enfrentar o que acho que é uma quinta vaga de crise da dívida”, acrescentou, pedindo “mais transparência” sobre os níveis de endividamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).