Quinta-feira, Junho 1, 2023

Banco Mundial e FMI preocupados com riscos crescentes

Date:

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, e a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disseram que há um risco crescente de recessão global, com a inflação permanecendo um problema contínuo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Existe um risco e um perigo real de uma recessão mundial no próximo ano”, disse Malpass em um diálogo com Georgieva no início dos encontros anuais das duas instituições. Ele citou desaceleração do crescimento nas economias desenvolvidas e depreciação cambial em muitos países em desenvolvimento.

Georgieva disse que o FMI vê “um problema significativo” na China, a segunda maior economia do mundo, onde a volatilidade está prejudicando o crescimento.

 
Crise de dívida

O mundo está prestes a enfrentar “uma quinta vaga de crise de dívida”, alertou o presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass, ao lançar um apelo para apoio aos países em dificuldades.

A pandemia levou muitos países a contraírem mais empréstimos para apoiarem a economia, enfrentando agora dificuldades com a dívida, devido aos efeitos da inflação e da subida das taxas de juro.

“Estou preocupado com o nível de endividamento, preocupado com vários países”, declarou Malpass numa conferência de imprensa ‘online’.

“Só em 2022, cerca de 44 mil milhões de dólares de dívida, detidos pelo sector privado ou por outros Estados, venceram”, em vários países pobres, um montante superior à ajuda internacional que esses países recebem, apontou.

“Actualmente, estamos a enfrentar o que acho que é uma quinta vaga de crise da dívida”, acrescentou, pedindo “mais transparência” sobre os níveis de endividamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Acordo do Teto da Dívida dos EUA Anima os Preços do Petróleo

O petróleo bruto começou a ser negociado em alta nesta semana, depois que o presidente Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo provisório sobre o aumento do teto da dívida americana.

Nigéria pondera fim do subsídio dos combustíveis

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, anunciou a intenção de retirar o subsídio dos combustíveis, na segunda-feira, sem definir um prazo.

Vice-Presidente da República defende Educação ao serviço da paz e harmonia social

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, quarta-feira, em Luanda, que a Educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e até globais.

Angola dá passos significativos e eficazes no combate à corrupção

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, considerou, ontem, em Luanda, que Angola tem estado a dar passos significativos e eficazes no combate à corrupção, com a implementação de reformas e fortalecimento dos poderes das instituições existentes e a criação de novos serviços dedicados ao combate a este mal.