terça-feira, dezembro 6, 2022

BAI vende acções ao público

Date:

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) coloca, de hoje até meados de Dezembro, acções à venda, através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

Este processo de venda de 5,0 por cento das acções do BAI estará disponível no mercado de 24 de Outubro a 30 de Dezembro.

Numa nota aos investidores, o director Executivo (CEO) da “trading” Hora da Bolsa, Joel Costa, explica que, até sexta-feira, no fecho do mercado, cada acção do BAI encerrou a semana a valer 43.500 kwanzas.

“A partir de segunda-feira (hoje, portanto), o BAI vai  arrancar o processo de venda de 972. 500 acções próprias que correspondem a 5,0 por cento do capital social do banco.

Há uma forte probabilidade que o preço da oferta será o actual do mercado ou seja 43.500 kwanzas”, disse na comunicação enviada para a comunidade Hora da Bolsa.

Tal ocorre sob o cenário de que o BAI tenha sobre si a prerrogativa, ao abrigo das regras do mercado de bolsa, de poder acrescentar ou reduzir 20 por cento, isto é Kz 8.700 ao preço actual de cada uma das acções.

Caso o Banco decida acrescentar 20 por cento ao preço actual o preço da oferta será Kz 52.200. Caso o banco decida fazer um desconto ao valor máximo admitido então o preço será 34.800 kwanzas.

Dito isto, pode-se afirmar que o preço da operação de venda dos 5,0 por cento de acções próprias do banco caso se apliquem somente as regras do mercado estará on intervalo entre 34.800 Kz e 52.500 kwanzas.

A oferta de 5,0 por cento de acções do BAI estará disponível no mercado de 24 de Outubro a 30 de Dezembro.

O impacto desta operação será a subida do preço das acções do BAI já que quem as adquirir ao preço actual vai querer vende-las no curto prazo somente a um preço superior ao que as adquiriu.

Outro factor que garantirá uma elevada procura pelas acções que serão vendidas via BAI directo e nos balcões para os clientes do banco será uma excelente oportunidade para quem não conseguiu comprar estas acções durante a OPV (Oferta Pública de Venda).

“Esta operação também é uma oportunidade excelente para quem não teve oportunidade de adquirir a quantidade de acções que pretendia e aumentar a sua participação rumo às 100 acções que dão direito de preferência”, escreve.

Segundo Joel Costa, os factores explicados acima garantem a procura e o facto de o banco ter anunciado o aumento dos lucros significa que quem as comprar vai ter assegurado os dividendos.

Quanto menos acções tiver, menos dividendos vai receber então os investidores vão estar interessados e a procura está assegurada.

Outra questão é que desta vez a pessoa pode candidatar-se a compra de quantas acções quiser: uma, duas ou mais e o facto de ser feito via BAI directo significa que as compras vão ser rápidas. Você coloca no sistema e num espaço muito curto de tempo o negócio será fechado caso o preço de compra seja igual ao preço de venda.

Recorda-se que as acções do BAI valorizaram 110 por cento desde a entrada em bolsa até hoje (última sexta-feira), o que significa que o BAI vai facturar mais que o dobro do que ganharia se vendesse as suas acções próprias ao mesmo tempo que a Sonangol.

Um recuo superior a 50 por cento já que na semana passada valiam 160 por cento acima do valor de entrada em bolsa.

A capitalização bolsista do BAI é de 840.075.000.000 kwanzas e representa 71,3 por cento da capitalização bolsista do mercado de acções, que fechou a semana a valer 1.18 biliões de kwanzas.

Resumidamente, se o BAI e o Caixa Angola decidissem vender, hoje pela manhã, todas as acções dos bancos, o valor da capitalização bolsista total, ganhariam com esta venda.

Negócios realizados

Para ter uma ideia na última sexta-feira, o mercado de acções apenas movimentou 2.931.500 de kwanzas muito pouco se comparado aos 23.423.838,33 transacionados no mercado de acções na sexta feira passada. Todavia, está-se perante um arrefecimento do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Angola Lança Relatório Especial do Sector Petrolífero na Angola Oil and Gas (AOG) 2022

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola (MIREMPET) lançou o seu Relatório Especial sobre o Sector Petrolífero durante a cerimónia de abertura da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas (AOG) 2022 (http://bit.ly/3UyBCpP) na terça-feira.

Isabel dos Santos vai concorrer à Presidência de Angola se a oportunidade surgir – “Procuraram manchar a minha reputação para venderem a UNITEL aos...

A empresária Isabel dos Santos disse que quer ser candidata à Presidência da República, "se a oportunidade surgir", porque Angola "precisa de um novo futuro político" e diz acreditar que "há muitas pessoas" que vão estar com ela nessa batalha.

Economia timorense está lentamente a recuperar

A economia de Timor-Leste está lentamente a recuperar, depois de uma recuperação de 2,9% em 2021, a economia está no caminho certo para crescer ainda mais 3,0% em 2022", refere o relatório, com o tema "Honrar o passado, garantir o futuro".

Sonangol dá início a construção do segundo Navio petroleiro

O arranque da construção do segundo navio foi formalizado no dia 28 deste mês, na cidade de Mokpo, Coreia do Sul, com a tradicional cerimónia de corte de aço referente ao casco 8021, segundo navio do projecto da tipologia Suezmax.