Quarta-feira, Maio 22, 2024

BAI vende acções ao público

Date:

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) coloca, de hoje até meados de Dezembro, acções à venda, através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

Este processo de venda de 5,0 por cento das acções do BAI estará disponível no mercado de 24 de Outubro a 30 de Dezembro.

Numa nota aos investidores, o director Executivo (CEO) da “trading” Hora da Bolsa, Joel Costa, explica que, até sexta-feira, no fecho do mercado, cada acção do BAI encerrou a semana a valer 43.500 kwanzas.

“A partir de segunda-feira (hoje, portanto), o BAI vai  arrancar o processo de venda de 972. 500 acções próprias que correspondem a 5,0 por cento do capital social do banco.

Há uma forte probabilidade que o preço da oferta será o actual do mercado ou seja 43.500 kwanzas”, disse na comunicação enviada para a comunidade Hora da Bolsa.

Tal ocorre sob o cenário de que o BAI tenha sobre si a prerrogativa, ao abrigo das regras do mercado de bolsa, de poder acrescentar ou reduzir 20 por cento, isto é Kz 8.700 ao preço actual de cada uma das acções.

Caso o Banco decida acrescentar 20 por cento ao preço actual o preço da oferta será Kz 52.200. Caso o banco decida fazer um desconto ao valor máximo admitido então o preço será 34.800 kwanzas.

Dito isto, pode-se afirmar que o preço da operação de venda dos 5,0 por cento de acções próprias do banco caso se apliquem somente as regras do mercado estará on intervalo entre 34.800 Kz e 52.500 kwanzas.

A oferta de 5,0 por cento de acções do BAI estará disponível no mercado de 24 de Outubro a 30 de Dezembro.

O impacto desta operação será a subida do preço das acções do BAI já que quem as adquirir ao preço actual vai querer vende-las no curto prazo somente a um preço superior ao que as adquiriu.

Outro factor que garantirá uma elevada procura pelas acções que serão vendidas via BAI directo e nos balcões para os clientes do banco será uma excelente oportunidade para quem não conseguiu comprar estas acções durante a OPV (Oferta Pública de Venda).

“Esta operação também é uma oportunidade excelente para quem não teve oportunidade de adquirir a quantidade de acções que pretendia e aumentar a sua participação rumo às 100 acções que dão direito de preferência”, escreve.

Segundo Joel Costa, os factores explicados acima garantem a procura e o facto de o banco ter anunciado o aumento dos lucros significa que quem as comprar vai ter assegurado os dividendos.

Quanto menos acções tiver, menos dividendos vai receber então os investidores vão estar interessados e a procura está assegurada.

Outra questão é que desta vez a pessoa pode candidatar-se a compra de quantas acções quiser: uma, duas ou mais e o facto de ser feito via BAI directo significa que as compras vão ser rápidas. Você coloca no sistema e num espaço muito curto de tempo o negócio será fechado caso o preço de compra seja igual ao preço de venda.

Recorda-se que as acções do BAI valorizaram 110 por cento desde a entrada em bolsa até hoje (última sexta-feira), o que significa que o BAI vai facturar mais que o dobro do que ganharia se vendesse as suas acções próprias ao mesmo tempo que a Sonangol.

Um recuo superior a 50 por cento já que na semana passada valiam 160 por cento acima do valor de entrada em bolsa.

A capitalização bolsista do BAI é de 840.075.000.000 kwanzas e representa 71,3 por cento da capitalização bolsista do mercado de acções, que fechou a semana a valer 1.18 biliões de kwanzas.

Resumidamente, se o BAI e o Caixa Angola decidissem vender, hoje pela manhã, todas as acções dos bancos, o valor da capitalização bolsista total, ganhariam com esta venda.

Negócios realizados

Para ter uma ideia na última sexta-feira, o mercado de acções apenas movimentou 2.931.500 de kwanzas muito pouco se comparado aos 23.423.838,33 transacionados no mercado de acções na sexta feira passada. Todavia, está-se perante um arrefecimento do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).