Terça-feira, Maio 21, 2024

Angola e Emirados Árabes Unidos retomam projecto de exploração de ferro de Kassala Kitungo

Date:

O projecto de prospecção de ferro de Kassala Kitungo, na província do Cuanza Norte, está a ser reavaliado para início da sua exploração, com capacidade de 217 milhões de toneladas nos primeiros dez anos, anunciou a sociedade licenciada.

Numa nota à imprensa, a Capital Mining, Lda, titular da licença de prospecção, e a Omega Mining Limited, do grupo IRH dos Emirados Árabes Unidos, adiantam que estão a ser reavaliadas as reservas deste minério, para o início da exploração.

Em declarações à agência Lusa, Hélder Milagre, da Capital Mining, Lda, disse que estão no terreno geólogos nacionais e estrangeiros a realizar o levantamento dos dados sobre os depósitos da mina, localizada no Lucala, província do Cuanza Norte.

Hélder Milagre sublinhou que foram já realizados, a partir de 2021, trabalhos de investigação e prospecção, o que permite agilizar a reavaliação, que poderá demorar em torno de um ano.

Segundo o responsável, “ainda é cedo” para avançar em termos financeiros o investimento necessário para o funcionamento da mina.

“Porque ainda há trabalho a ser feito antes do estudo de viabilidade técnico e económico para saber exactamente os montantes a serem envolvidos”, disse.

O sócio destacou a importância da entrada para a sociedade da Omega Mining, Limited, que “traz muita mais-valias, a primeira, o ‘know-how'”.

“O geólogo chefe é aquilo que na indústria se chama a um geólogo competente, ou seja, a sua assinatura é suficiente para ser aceite em todos os mercados internacionais, as bolsas inclusive aceitam a assinatura do geólogo chefe por ser uma pessoa competente em termos de geologia”, indicou.

Hélder Milagre observou que além da capacidade técnica, a empresa traz a sua capacidade financeira.

O empresário salientou que este é o terceiro projecto de exploração de ferro no país, que se junta aos existentes nas províncias da Huíla e do Cuando Cubango.

Fonte: verangola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).