Segunda-feira, Fevereiro 19, 2024

Afreximbank dispõe de mil milhões de dólares para financiar as petrolíferas africanas

Date:

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) dispõe de mil milhões de dólares, que vão servir para a constituição de uma instituição financeira, focada, essencialmente, para suportar as operações de petróleo e gás, das empresas nacionais, membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (APPO), afirmou, segunda-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins.

O responsável que assumiu a presidência do Fórum das empresas nacionais de petróleo, na qualidade de anfitriã, durante a 3ª Reunião dos Presidentes e Directores das companhias membros da Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo e Gás (APPO), que Angola albergou sob o lema “Transição energética”, indicou que as companhias petrolíferas nacionais vão, também, contribuir com uma quota, por discutir, para reforçarem a carteira do Afreximbank, para a concretização das acções de suporte à actividade petrolífera.

“As empresas nacionais, membros da APPO, deverão encontrar outros tipos de fontes para reforçarem a carteira do Afreximbank, para que possa suportar as operações das actividades das empresas produtoras de petróleo e gás. Devemos trabalhar no sentido de ajudarmos o Afreximbank na constituição deste banco africano, para o financiamento das actividades do petróleo e gás em África”, disse.

Reconheceu que, apesar dos esforços da grande parte das empresas nacionais produtoras de petróleo, em contribuírem para a constituição de um banco africano para o suporte da actividade petrolífera, algumas apresentam dificuldades estruturais e financeiras, mesmo ter-se avançado com alguns passos, para a efectivação do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).

Cabo Verde está a trabalhar na recuperação de empresas

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, avançou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar no processo de insolvência, no código de recuperação de empresas e nas medidas de acções visando dar uma nova vida à economia do país.

PGR de Israel pede anulação de lei que impede exoneração de Netanyahu

Jerusalém - A Procuradora-Geral de Israel, Gali Baharav-Miara, defendeu perante o Supremo Tribunal a revogação da lei, aprovada pelo Parlamento em Março, que impede o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser declarado incapaz de exercer o cargo.