sábado, dezembro 3, 2022

Afreximbank dispõe de mil milhões de dólares para financiar as petrolíferas africanas

Date:

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) dispõe de mil milhões de dólares, que vão servir para a constituição de uma instituição financeira, focada, essencialmente, para suportar as operações de petróleo e gás, das empresas nacionais, membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (APPO), afirmou, segunda-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins.

O responsável que assumiu a presidência do Fórum das empresas nacionais de petróleo, na qualidade de anfitriã, durante a 3ª Reunião dos Presidentes e Directores das companhias membros da Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo e Gás (APPO), que Angola albergou sob o lema “Transição energética”, indicou que as companhias petrolíferas nacionais vão, também, contribuir com uma quota, por discutir, para reforçarem a carteira do Afreximbank, para a concretização das acções de suporte à actividade petrolífera.

“As empresas nacionais, membros da APPO, deverão encontrar outros tipos de fontes para reforçarem a carteira do Afreximbank, para que possa suportar as operações das actividades das empresas produtoras de petróleo e gás. Devemos trabalhar no sentido de ajudarmos o Afreximbank na constituição deste banco africano, para o financiamento das actividades do petróleo e gás em África”, disse.

Reconheceu que, apesar dos esforços da grande parte das empresas nacionais produtoras de petróleo, em contribuírem para a constituição de um banco africano para o suporte da actividade petrolífera, algumas apresentam dificuldades estruturais e financeiras, mesmo ter-se avançado com alguns passos, para a efectivação do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Angola Lança Relatório Especial do Sector Petrolífero na Angola Oil and Gas (AOG) 2022

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola (MIREMPET) lançou o seu Relatório Especial sobre o Sector Petrolífero durante a cerimónia de abertura da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas (AOG) 2022 (http://bit.ly/3UyBCpP) na terça-feira.

Isabel dos Santos vai concorrer à Presidência de Angola se a oportunidade surgir – “Procuraram manchar a minha reputação para venderem a UNITEL aos...

A empresária Isabel dos Santos disse que quer ser candidata à Presidência da República, "se a oportunidade surgir", porque Angola "precisa de um novo futuro político" e diz acreditar que "há muitas pessoas" que vão estar com ela nessa batalha.

Economia timorense está lentamente a recuperar

A economia de Timor-Leste está lentamente a recuperar, depois de uma recuperação de 2,9% em 2021, a economia está no caminho certo para crescer ainda mais 3,0% em 2022", refere o relatório, com o tema "Honrar o passado, garantir o futuro".

Sonangol dá início a construção do segundo Navio petroleiro

O arranque da construção do segundo navio foi formalizado no dia 28 deste mês, na cidade de Mokpo, Coreia do Sul, com a tradicional cerimónia de corte de aço referente ao casco 8021, segundo navio do projecto da tipologia Suezmax.