Terça-feira, Junho 25, 2024

Zimbábue quer metade dos royalties pagos em gemas e metais preciosos

Date:

O Zimbabwe quer que os mineradores de ouro, diamante e platina paguem metade de seus royalties ao governo nas próprias commodities e o restante em dinheiro, enquanto o país da África Austral busca construir suas reservas minerais.

O Tesouro estava preocupado com o fato de o país não ter reservas dos minerais, que “servem como fonte de confiança em um país, uma vez que não carregam riscos de crédito ou contraparte”, disse o secretário de Finanças, George Guvamatanga, em carta enviada ao Ministério de Minas em 2 de setembro e visto pela Bloomberg.

Guvamatanga confirmou os planos do Tesouro em entrevista na sexta-feira. “É algo que queremos implementar”, disse ele por telefone.

Polite Kambambura, vice-ministro de Minas, disse em entrevista por telefone que as consultas ainda estão sendo realizadas com os mineiros, incluindo várias reuniões esta semana. “A ideia do Ministério das Finanças é que eles querem armazenar valor de nossos royalties”, disse ele.

As empresas de mineração que operam no país do sul da África incluem subsidiárias da Impala Platinum, Anglo American Platinum e Sibanye Gold. O Zimbábue tem a terceira maior reserva mundial de platina e também minas de níquel, cromo, lítio e carvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).