Quinta-feira, Abril 18, 2024

Produção de petróleo e gás natural do Brasil bate recorde

Date:

O Brasil produziu em Outubro uma média recorde de 4,179 milhões de barris de petróleo e de gás natural por dia, alcançando um resultado histórico pelo segundo mês consecutivo, informou com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) brasileira.

De acordo com o regulador, o volume de hidrocarbonetos extraídos pelo país, no mês em análise, é 3,26 por cento superior ao de Setembro (4,047 milhões de barris por dia) e permite ao gigante latino-americano ultrapassar a marca dos quatro milhões de barris por dia pelo quarto mês na sua história.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado (3,606 milhões de barris por dia), a produção média de petróleo e de gás natural cresceu 15,89 por cento em Outubro, ainda de acordo com dados divulgados pela agência reguladora.

Só a produção de petróleo no décimo mês do ano foi de 3,243 milhões de barris por dia, mais 3,05 por cento em comparação com Setembro e 16,78 em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Trata-se também da maior produção de petróleo da história do Brasil e supera a de Janeiro de 2020 (3,168 milhões de barris por dia), antes da pandemia de Covid-19 provocar uma crise no sector, com a paralisação de algumas plataformas de produção.

Quanto ao gás natural, a produção em Outubro também alcançou valores recorde, com 148,7 milhões de metros cúbicos por dia, um volume 1,98 por cento superior ao de Setembro, que era o mais elevado até à data, e 12,9 por cento superior ao mesmo mês do ano passado.

Os dados divulgados pela ANP referem-se à produção das 42 empresas que operam no país, que têm direitos a 278 blocos diferentes, incluindo 265 concessões e oito áreas em que estão associadas ao Estado.

A companhia petrolífera estatal brasileira Petrobras continuou a ser a líder em Outubro, representando cerca de 85 por cento de todo o petróleo extraído pelo Brasil e 67 de todo o gás natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).