Quarta-feira, Março 29, 2023

Produção de petróleo e gás natural do Brasil bate recorde

Date:

O Brasil produziu em Outubro uma média recorde de 4,179 milhões de barris de petróleo e de gás natural por dia, alcançando um resultado histórico pelo segundo mês consecutivo, informou com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) brasileira.

De acordo com o regulador, o volume de hidrocarbonetos extraídos pelo país, no mês em análise, é 3,26 por cento superior ao de Setembro (4,047 milhões de barris por dia) e permite ao gigante latino-americano ultrapassar a marca dos quatro milhões de barris por dia pelo quarto mês na sua história.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado (3,606 milhões de barris por dia), a produção média de petróleo e de gás natural cresceu 15,89 por cento em Outubro, ainda de acordo com dados divulgados pela agência reguladora.

Só a produção de petróleo no décimo mês do ano foi de 3,243 milhões de barris por dia, mais 3,05 por cento em comparação com Setembro e 16,78 em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Trata-se também da maior produção de petróleo da história do Brasil e supera a de Janeiro de 2020 (3,168 milhões de barris por dia), antes da pandemia de Covid-19 provocar uma crise no sector, com a paralisação de algumas plataformas de produção.

Quanto ao gás natural, a produção em Outubro também alcançou valores recorde, com 148,7 milhões de metros cúbicos por dia, um volume 1,98 por cento superior ao de Setembro, que era o mais elevado até à data, e 12,9 por cento superior ao mesmo mês do ano passado.

Os dados divulgados pela ANP referem-se à produção das 42 empresas que operam no país, que têm direitos a 278 blocos diferentes, incluindo 265 concessões e oito áreas em que estão associadas ao Estado.

A companhia petrolífera estatal brasileira Petrobras continuou a ser a líder em Outubro, representando cerca de 85 por cento de todo o petróleo extraído pelo Brasil e 67 de todo o gás natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

Reunião da ADPA aprova relatório de angola

Em representação do Ministro Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), evento que aprovou o Relatório da Direção Interina dirigido por Angola.

Botswana assume participação na HB, desafiando o domínio da De Beers

Botswana terá uma participação de 24% no comerciante de diamantes belga HB Antwerp em um desafio a um acordo de décadas com a De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo.

Mining eventos reúne mulheres do sector mineiro, em mesa redonda, para falar da sua participação na indústria mineira angolana

Referente ao tema "A Mulher na Indústria Mineira Angolana". A Mining Eventos, organiza no dia 29 de Março do corrente ano, no Hotel Diamante em Luanda, a Primeira Mesa Redonda "A Mulher na Indústria Mineira Angolana".

Mining eventos promove, primeira mesa redonda sobre “A mulher na indústria mineira”

A Atividade Geológica – Mineira atrai e apela mulheres. Com efeito, de acordo com estudos globais, as mulheres são, na sua maioria, atraídas para o Sector pelo tipo de variedade de trabalho que ele oferece, pelas oportunidades de crescimento e avanço profissional e pela remuneração competitiva.