Início Visão Mineira Africana CEOS de multinacionais são agora a esperança de viragem da história mineira...

CEOS de multinacionais são agora a esperança de viragem da história mineira Angolana dos nossos dias

0
6

Por Sebastião Panzo

O consultor do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás,  Mankenda Ambroise, tem uma crença inabalável sobre o futuro do Sector Mineiro de Angola: se depender dos novos parceiros conseguidos nos últimos cinco anos por Angola, o porvir está garantido.

“O Governo está a projectar no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 em elaboração, a dinamizar projectos mineiros em carteira, visando tornar realísticas as metas que forem estabelecidas, de modo a colocar Angola no lugar cimeiro na lista dos países produtores de recursos minerais do  Mundo em geral e de África em particular”, afirmou no 1º Fórum Seguros e Mineração decorrido recentemente. 

“De realçar que, os passos já dados durante o mandato anterior com a implementação do Novo Modelo de Governação do Sector Mineiro  permitiram a atracção e mobilização de empresas mineiras de renome internacional, nomeadamente, AngloAmerican, Rio Tinto, DeBeers, Tosyali e outras que actualmente se encontram a investir no nosso país, o que constitui motivo de orgulho, pelo facto este Novo Modelo ter aberto uma nova era plasmada no Novo Modelo de Governação do Sector Mineiro”, acrescentou. 

Com efeito, o Executivo Angolano pretende que a produção diversificada de recursos minerais assuma um papel fundamental no desenvolvimento sócio-económico do país, assegurando o adequado funcionamento dos mecanismos de economia do mercado, salvaguardando os interesses públicos e sociais. 

“Ainda temos um longo caminho a percorrer”, observou Mankenda Ambroise. 

Os novos parceiros  

Os presidentes dos Conselhos de Administração da AngloAmerican, Rio Tinto, De Beers e Tosyali, nomeadamente Stuart Chambers, Dominic Barton, Bruce Cleaver e Fuat Tosyali, são agora os novos mineradores de cá. 

Anglo American 

Stuart Chambers, da Anglo American é dos mais experientes profissionais da multinacional, tendo subido na cadeia hierárquica ao dirigir os pelouros industrial, logístico e de consumo da empresa.  

Na verdade, até  31 de Março de 2021, Stuart actuou como presidente da Travis Perkins plc, tendo atingido o Conselho de Administração da AngloAmerican como Administrador não Excutivo em 2017. 

Anteriormente, liderou, como presidente, a ARM Holdings plc e Rexam plc até 2016; e na sua carreira não-executiva os conselhos da Tesco PLC, Manchester Airport Group plc, Smiths Group plc e Associated British Ports Holdings plc.  

Entretanto, a carreira executiva de Stuart incluiu 13 anos na Pilkington plc e a sua empresa-mãe subsequente Nippon Sheet Glass até 2010, numa série de cargos executivos e, finalmente, como executivo-chefe de ambas as empresas. 

Antes disso, ganhou 10 anos de experiência em vendas e marketing na Mars Corporation, depois de 10 anos na Shell como engenheiro químico. 

Entretanto, ao olhar-se um pouco para a história, a Anglo American foi fundada em 1917 em Joanesburgo na África do Sul, com uma mina de ouro.  

Segundo dados da empresa, durante a década de 1930 a companhia descobriu como utilizar diamantes de baixa qualidade em equipamentos de perfuração e começou a construir a sua sede na África do Sul. 

Já durante a década de 1940, o grupo passou a ter negócios na área do carvão e nos anos seguintes passou a investir em pesquisa e tecnologia e a diversificar o seu portfólio.  

Rio Tinto  

Dominic Barton é um líder global de negócios, com uma visão profunda da geopolítica, sustentabilidade corporativa e governança.

Ele é hoje o Presidente do Conselho de Administração da Rio Tinto, uma das principais mineradoras globais, e da LeapFrog Investments, pioneira no investimento de impacto. Mais recentemente, ele foi embaixador do Canada na China. 

Dominic passou mais de 30 anos na McKinsey & Company, incluindo nove anos como Sócio-Gerente Global de 2009 a 2018. Actuou também como Presidente da Teck Resources e como Administrador Não Executivo no Grupo Singtel em Cingapura e Investidor AB na Suécia. Ele também foi membro do conselho do Grupo Olayan, uma empresa familiar privada. 

Dominic tem um grande interesse em desenvolver estratégias de investimento responsáveis e métricas de investimento de impacto que se estendem por décadas.  

Ele foi um dos vários co-fundadores da organização sem fins lucrativos Focusing Capital on the Long Term (FCLT Global), que tem a missão de concentrar capital no longo prazo para apoiar uma economia sustentável. Ele também foi presidente do IIRC, o padrão de contabilidade global de referência para investimentos orientados a propósito. 

Ao longo da sua carreira, Dominic escreveu mais de 80 artigos sobre o papel dos negócios na sociedade, liderança, serviços financeiros, Ásia, história e as questões e oportunidades que os mercados enfrentam em todo o mundo. 

O Grupo Rio Tinto é um conglomerado anglo-australiano com escritório central em Londres, no Reino Unido. Produz minério de ferro, cobre, alumínio, carvão, dióxido de titânio, boro, talco, urânio e diamantes. 

O grupo possui operações em mais de 20 países de cinco continentes: América do Norte, Oceania, América do Sul, África e Europa. 

De Beers 

Bruce Cleaver é CEO da De Beers Group desde 2016. Integrou o Grupo De Beers em 2005 e é membro do Conselho desde 2008.  

Sob a liderança de Bruce, o Grupo De Beers remodelou o seu portfólio global de mineração, aprofundou as suas parcerias com comunidades de diamantes e países, aproveitou a tecnologia disruptiva para ficar à frente das expectativas em evolução dos consumidores e foi uma força galvanizador para o avanço de mulheres e meninas nos negócios e na sociedade. 

Bruce acredita que a essência de ser um negócio orientado para propósitos é encontrar maneiras lucrativas de resolver problemas globais.  

Ele moldou uma cultura de inclusão e inovação em todo o Grupo De Beers, onde a segurança e o bem-estar dos funcionários são priorizados acima de tudo, os cidadãos são capacitados e o mundo natural é protegido, para que os consumidores possam se orgulhar do impacto positivo que o seu diamante teve no mundo. 

Ao longo da sua carreira na De Beers Group, Bruce desempenhou um papel fundamental na formação do futuro do negócio. Ele supervisionou a abertura da maior mina de diamantes do mundo em mais de uma década, lançou o navio de exploração de diamantes mais avançado do mundo, garantiu acordos de longo prazo mutuamente benéficos com parceiros de governos, encomendou a primeira plataforma de rastreio blockchain do sector, estabeleceu um programa inovador de pesquisa para tornar a mineração de diamantes neutros em carbono uma realidade e investiu na construção de marcas significativas para se conectar com uma nova geração de consumidores. 

Bruce foi nomeado campeão temático da ONU Women Global HeForShe em 2017 e desde então liderou um programa pioneiro para apoiar mulheres e meninas em empresas e comunidades da Grupo De Beers.  

Como campeão temático, Bruce comprometeu-se publicamente a mais do que dobrar a taxa de mulheres nomeadas para cargos de liderança sênior no Grupo De Beers e alcançar paridade na nomeação de mulheres e homens para a liderança sênior. 

Antes de integrar a De Beers Group, Bruce foi sócio da Webber Wentzel, o maior escritório de advocacia em África e é curador da Help2Read, uma instituição de caridade de alfabetização que opera na África do Sul. 

Tosyali Holding  

Fuat Tosyali é o fundador e presidente da empresa global de aço de ferro da Turquia, que tem 15 subsidiárias, mais de 20 instalações maciças, realiza a produção em três continentes e fornece emprego para mais de 10 mil pessoas.

A empresa líder em ferro e aço da Turquia, Fuat Tosyalı Holding, nasceu em 1961 em Hatay.  

A vida empresarial do seu pai Şerif Tosyalı começou em 1952 numa loja de 9 metros quadrados, em 1967, tendo se tornado aprendiz durante a escola primária. 

Com a sua identidade visionária e personalidade sempre em busca de inovação Fuat Tosyalı transformou a Tosyalı Holding numa gigante global de ferro e aço. 

Além das suas funções na Tosyalı Holding; ele mantém com sucesso as suas funções como Membro do Conselho do Fundo de Bem-Estar da República da Turquia, Presidente do Conselho de Associação dos Produtores de Aço da Turquia (TÇÜD), Membro do Comitê Executivo do Conselho de Assuntos Econômicos (DEIK), Presidente do Conselho de Negócios Turquia-Argélia. 

Em Angola, a Tosyali Holding  criou a filial Tosyali Iron & Steel Angola S.A, cujo vice presidente da unidade é o angolano Henrique Kiaku Simão. 

Como se vê, tem, o consultor do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás,  Mankenda Ambroise,  razões fundadas na sua crença inabalável segundo a qual Stuart Chambers (Anglo American), Dominic Barton (Rio Tinto), Bruce Cleaver  (De Beers) e Fuat Tosyali (Tosyali Holding), podem se tornar nos mineiros de cá, transformando Angola num destino confiável, apetecível e promissor da indústria global de mineração. 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui