Segunda-feira, Abril 29, 2024

Joe Biden elogia Angola na defesa do meio ambiente

Date:

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, elogiou, ontem, o desempenho do Governo angolano na defesa do meio ambiente, no quadro das acções de facilitação para adaptação às alterações climáticas.

O estadista norte-americano discursava na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27), que decorre no Centro Internacional de Convenções Tonino Lamborghini Sharm el-Sheikh, na República Árabe do Egipto.

Joe Biden ressaltou, na ocasião, o facto de Angola engrossar a lista de países beneficiários do projecto de facilitação para adaptação às alterações climáticas, baseado na transparência, parceria, protecção aos trabalhadores e ao ambiente.

Um dos muitos projectos já em andamento e com resultados satisfatórios, enfatizou Joe Biden, é a parceria entre as empresas norte-americanas e o Governo de Angola, consubstanciado num investimento de dois biliões de dólares para a construção de novos projectos solares em Angola.

O Presidente Joe Biden aludiu, também, ao acordo assinado, em Washington, em Setembro último, entre o Ministério da Energia e Águas e a Sun Africa, empresa norte-americana que actua no sector das Energias Renováveis, em acto testemunhado pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Na sua intervenção, o estadista norte-americano pediu, por outro lado, para que todos os países reduzam as emissões de gases com efeito estufa, assegurando que os Estados Unidos da América estão a fazer a sua parte na luta para limitar o aquecimento global.

Realçou, também, a necessidade de todos os países fazerem mais, renovar e elevar as respectivas ambições climáticas.

Perante uma audiência de mais de mil personalidades participantes na COP27, a decorrer até 18 deste mês, Joe Biden lembrou que o seu país está a disponibilizar 150 milhões de dólares em iniciativas que apoiam especificamente os esforços de adaptação climática em toda a África, incluindo o exercício de adaptação que o Egipto e os Estados Unidos lançaram juntos, em Junho.

O Presidente norte-americano falou, também, das nações africanas consideradas mais vulneráveis, da insegurança alimentar e fome, após quatro anos de seca intensa no Corno de África, das enchentes do rio Níger, África Ocidental, devido às chuvas intensas, que causaram enormes danos às comunidades pesqueiras e agrícolas.

Sobre a Nigéria, aludiu às inundações que causaram a morte, recentemente, de 600 pessoas e provocaram mais de 1,3 milhão de deslocados.

De resto, Biden resumiu a crise climática como elemento que ameaça a segurança humana, segurança económica, segurança ambiental, segurança nacional dos países e a própria vida do planeta.

Diante deste quadro, compartilhou indicações de como os Estados Unidos vão enfrentar a crise climática com urgência e determinação para garantir um planeta mais limpo, seguro e saudável para todos.

As suas acções, segundo o Presidente dos Estados Unidos da América, ajudarão a tornar a transição para um futuro de baixo carbono mais acessível para todos, acelerar a descarbonização, além das suas fronteiras.

Admitiu que o mundo enfrenta um desafio desgastante, especialmente devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está a acelerar e a expandir a escassez de alimentos e os aumentos nos custos de energia, subindo a volatilidade nesses mercados de energia, elevando a inflação global.

Notou que “a guerra da Rússia só aumenta a urgência da necessidade de fazer a transição do mundo para fora de sua dependência de combustíveis fósseis”.

Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/joe-biden-elogia-angola-na-defesa-do-meio-ambiente/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Popular

Publicações Relacionado
Relacionado

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

Proposta de Lei da Actividade Mineira Ilegal é aprovada amanhã

A Proposta de Lei sobre a Actividade Mineira Ilegal volta, amanhã, a ser debatida na Assembleia Nacional para a sua aprovação na especialidade, para que medidas sejam tomadas contra todos os tipos de crimes aos recursos mineirais existentes em Angola.

Mining eventos partilha os progressos das etapas da cadeia de valores na 3º edição do Valentine`s Diamond Show

A Bumbar Mining orgulhosamente apresenta a terceira edição do Valentine’s Diamond Show, no dia 23 de Fevereiro de 2024, pelas 18h a 22h30, no Hotel Diamante em Luanda, um evento que visa promover e destacar os avanços da indústria diamantífera angolana.

Ataque do grupo Codeco mata 46 pessoas na RDC

Um total de 46 pessoas morreu num ataque de um grupo rebelde, o Codeco, contra um campo de deslocados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) em Junho passado, confirmou ontem a Human Rights Watch (HRW).